No dia 03 de novembro os alunos do curso de enfermagem da faculdade DINÂMICA foram fazer uma visita técnica no Hospital Nossa Senhora da Conceição de Rio Casca MG.O hospital recebeu no ano de 2006 o título de Hospital Amigo da Criança. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. Ao assinar, em 1990, a Declaração de Innocenti, em encontro em Spedale degli Innocenti, na Itália, o Brasil, um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC, formalizou o compromisso de fazer dos Dez Passos uma realidade nos hospitais do País. Em março de 1992, o Ministério da Saúde e o Grupo de Defesa da Saúde da Criança, com o apoio do UNICEF e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), deram os primeiros passos.
Os alunos foram convidados pela Enfermeira Renata Pio (Enfermeira Obstetra) para conhecer a estrutura organizacional do Hospital, explicando a importância do trabalho realizado para o incentivo do parto humanizado, que é o que está sendo preconizado atualmente. Os alunos ficaram muito satisfeitos com o que viram no hospital, no que se refere à organização, ao acolhimento e a estrutura. Para tanto incentivam os dez passos para o incentivo do aleitamento materno.
10 PASSOS PARA O INCENTIVO AO ALEITAMENO MATERNO SÃO:
1- Ter uma política de aleitamento materno escrita e que seja rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.
2- Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política.
3- Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno.
4- Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materna na primeira meia hora após o nascimento
5- Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos seus filhos.
6- Não oferecer a recém-nascidos bebidas ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica.
7- Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos – 24 horas por dia.
8- Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.
9- Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10- Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.