Os medicamentos vencidos são produtos farmacêuticos tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico que tenham expirado sua data limite para a utilização, de acordo com a garantia das especificações estabelecidas, com base na sua estabilidade, observadas as condições de armazenamento e transporte.
Os medicamentos são classificados como resíduos de saúde do grupo B (resíduo químico) e têm seu destino final regulamentados pelos Ministérios da Saúde (BRASIL, 2004) e do Meio Ambiente (CONAMA, 2005). No entanto, apesar dos avanços na legislação sobre o gerenciamento dos resíduos gerados nos serviços de saúde, os processos de tratamento e disposição final dos resíduos de medicamentos não são claramente definidos (FALQUETTO et al., 2006), sendo o usuário o responsável pelo descarte dos seus medicamentos vencidos (BUENO et al. 2009). O descarte de medicamentos vencidos, na sua maioria, é realizado no lixo domiciliar e no vaso sanitário e pode causar sérios problemas de saúde pública e ao meio ambiente. Estudos demonstram que diversas substancias não são totalmente removidas durante os processos convencionais de tratamento de esgotos (Bila & Dezotti, 2003).
Uma pesquisa realizada com familiares dos estudantes do 1º período do curso de farmácia, matriz 2012, da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga em Ponte Nova – MG, mostrou que as mesmas, em sua maioria, descartam seus medicamentos vencidos no lixo comum de suas residências. O questionário mostrou que mais de 80% das pessoas entrevistadas não foram informadas sobre o descarte correto dos medicamentos vencidos e 97,5% descartam seus medicamentos vencidos incorretamente, sendo a maioria no lixo comum e o restante na pia da cozinha e no vaso sanitário.
Com base neste resultado e no levantamento bibliográfico realizado acerca do assunto, concluimos que a maioria das pessoas necessitam de informações sobre os locais adequados para o descarte dos medicamentos vencidos e propomos neste projeto a realização de campanhas educativas para conscientizar a população quanto à forma correta do descarte de medicamentos, visando a importância da responsabilidade ambiental e da saúde humana.
Descarte corretamente seus medicamentos, procure o laboratório de Química do Curso de Farmácia da Faculdade Dinâmica ou um dos postos de coleta parceiros do projeto.