Nos dias 5 e 6 de novembro, foi realizado, no auditório da OAB de Ponte Nova, o Seminário Regional – Diretrizes do Programa de Controle da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Como parte da programação do seminário, o professor da Faculdade Dinâmica, Marcelo de Paula Lima, apresentou o projeto “Ponte Nova Contra a Dengue”, desenvolvido e executado em 2014, como modelo referência na área. O seminário teve a participação de representantes dos municípios da Região de Saúde de Ponte Nova e Viçosa e da Coordenação de Endemias da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
O Projeto desenvolvido pela Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Nova, trabalhou em parceria com as escolas públicas estaduais e municipais com o objetivo de eliminar os focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti. Na execução do projeto, além de palestras educativas, o comitê de combate à dengue organizou um concurso para selecionar, o melhor slogan e o melhor desenho com o tema dengue. Também, fez parte do projeto uma gincana com proposta de eliminação de focos do mosquito pelos alunos inscritos.
O professor Marcelo, atual Coordenador da Vigilância em Saúde Municipal, também apresentou a evolução da dengue no município de Ponte Nova e considerou bons os resultados diante da situação endêmica do país e principalmente de Minas Gerais nos 2 últimos anos.
Ponte Nova, no início de 2013, apresentou 1.769 casos notificados de dengue, sendo 1.565 positivos. Com os trabalhos desenvolvidos a partir deste período, em 2014, foram 47 casos notificados, sendo 12 positivos e em 2015, foram 35 notificações e apenas 8 positivos.
Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal de Ponte Nova