A importância da vacinação na saúde humana ganhou ainda mais evidência diante da pandemia do coronavírus. A proteção contra as doenças e o impacto da imunização nos serviços de saúde foram alguns dos destaques do terceiro e último dia da Semana da Enfermagem 2022.
.
A professora Selma Cristina Neves compartilhou com o público as experiências dos aprendizados adquiridos durante a pandemia no contexto da atenção primária em saúde. Ela relatou os desafios de lidar com o atendimento à população diante de um cenário de uma nova doença e citou a rotina diante de novidades e atualizações constantes dos protocolos de atendimento. Também compartilhou dados que evidenciaram a importância da vacinação para a melhora nos índices epidemiológicos.
.
A programação da última noite do evento teve como segunda palestrante a Coordenadora de Imunização da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, Thiany Oliveira. Ela apresentou informações e bastidores sobre a logística da campanha de imunização contra a covid-19, abordou sobre os impactos da adesão da população à vacinação e falou sobre a contribuição dos imunizantes para o enfrentamento às doenças.
.
O psicólogo Alex Sodré ministrou a palestra “cuidado humanizado na saúde” para encerrar a Semana da Enfermagem 2022. Por meio de uma abordagem que conquistou a atenção dos participantes e a realização de uma dinâmica, o assunto também ganhou destaque na programação. Ele ainda relatou experiências profissionais e deu dicas aos estudantes de como incorporar a humanização no atendimento aos pacientes.
.
O último dia da Semana da Enfermagem foi concluído com o sorteio de diversos brindes para os alunos. A edição de 2022, que teve como tema “A Enfermagem no contexto da pandemia pela covid-19: que lições aprendemos?”, foi mais um sucesso e promoveu a atualização dos estudantes, professores e profissionais por meio de debates diversificados sobre temas em evidência.