O curso de Farmácia realizou, nesta quarta-feira (29), a atividade avaliativa conhecida pela sigla OSCE. Do inglês Objective Structured Clinical Examination, o Exame Clínico Objetivo e Estruturado foi direcionado aos acadêmicos que realizam estágio supervisionado.
A avaliação foi dividida em quatro estações: suporte básico de vida, farmácia hospitalar, análises clínicas e vigilância em saúde. Elas foram montadas nos laboratórios multidisciplinares da Faculdade Dinâmica.
Os alunos precisaram desenvolver atividades em cada ambiente simulando a atuação profissional. Durante todo o tempo, eles foram avaliados pelos professores e tiveram o tempo de ação cronometrado.
Após a conclusão do ciclo nas estações, os estudantes receberam um feed back da realização das atividades. Durante a devolutiva, os professores apontaram os acertos, os erros e deram orientações sobre como deve ser a atuação do profissional farmacêutico em cada situação.
A adesão ao OSCE pelo curso de Farmácia é uma forma de avaliar as habilidades e competências do aluno para além dos tradicionais testes. Por meio dele, é possível unir a avaliação convencional com as metodologias ativas de aprendizagem.