O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dinâmica publica, nesta segunda-feira (7), a segunda edição do estudo que revela quatro indicadores sobre a opinião de consumidores e empresários de Ponte Nova em relação a aspectos econômicos e sociais. Calculado pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais do curso, a nova publicação apresenta os dados referentes ao mês de fevereiro de 2022.
Os quatro índices publicados são: Índice de Confiança Empresarial (ICE), Índice de Confiança do Consumidor (ICC), Índice de Medo do Desemprego (IMD) e Índice de Satisfação com a Vida (ISV).
Para a apuração dos indicadores, os estudantes, em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor e com bolsistas da Faculdade Dinâmica e de outras instituições de ensino, aplicaram 284 questionários entre os dias 10 e 20 de fevereiro.
Os detalhes sobre a metodologia e os resultados estão disponíveis na íntegra do estudo, que pode ser acessado no site da Faculdade Dinâmica.
O estudo
Esta é a segunda edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em fevereiro, com dados referentes a janeiro de 2022.
O curso de Ciências Contábeis já acompanha e publica, desde 2017, o Índice de Preços ao Consumidor de Ponte Nova (IPC-Ponte Nova). A partir do mês de fevereiro de 2022, passou a publicar ainda os quatro índices, que também servem para saber o que pensam os empresários e consumidores em relação às expectativas da economia local.
Além da informação de interesse público, o estudo é mais uma forma dos estudantes do curso colocarem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Eles exercitam o planejamento e a execução de pesquisas de campo, metodologia, aplicação e processamento dos dados.