Os acadêmicos do 9º período do Curso de Psicologia da Dinâmica deram início, nessa quarta-feira (15), a uma série de intervenções junto à comunidade acadêmica para promover a reflexão e a informação quanto a questões relacionadas à saúde mental. A primeira delas ocorreu no átrio da Instituição e teve o objetivo de lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.
Em uma linha do tempo composta por imagens e informações datadas, a turma expôs um histórico de como a pessoa adoecida psiquicamente era segregada em instituições asilares. O paciente recebia tratamento desumano, situação que foi mudada com a Reforma Psiquiátrica e a Lei 10.216/2001, “Lei Paulo Delgado”, que promove a proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e altera o modelo de cuidado e assistência.
O público também pôde assistir, nos óculos de realidade virtual, ao book trailer “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex, autora do livro e do premiado documentário sobre as atrocidades ocorridas no Hospital de Barbacena contra os pacientes psiquiátricos.
“É papel da psicologia favorecer a reflexão sobre o tema e defender a assistência a todos de forma igualitária e humana”, ressalta a coordenadora do Curso, professora Sheila Salomé.
Segundo Sheila, ao longo do ano outras intervenções serão promovidas pelos acadêmicos.