Profissionais renomados, assuntos atuais e palestras enriquecedoras. A III edição do Congresso Internacional de Fisioterapia (CINFISIO) representou um combo de possibilidades para a formação na área.
Esta edição, realizada na última sexta (4) e sábado (5), contou com o apoio da regional mineira da Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), que enriqueceu ainda mais o evento.
O Curso de Fisioterapia da Dinâmica entregou, mais uma vez, um evento rico e de qualidade que também possibilitou os alunos ter contato direto com profissionais de destaque em suas áreas de atuação.
Palestras
Diretamente da Angola, a Dra. Kátia Ortet falou para os participantes sobre “Prescrição do exercício Físico no Paciente em Tratamento de Hemodiálise”. Já a Dra. Isabela Martins abordou sobre “Estágio Supervisionado de Fisioterapia em Nefrologia: nossa vivência”.
No sábado (5), o tema “Fraqueza muscular ventilatória na UTI: da prevenção ao tratamento fisioterapêutico” foi trabalhado pelo Dr. Flávio Maciel; na sequência, a Dra. Clarissa Matos abordou sobre “Mobilização do paciente crítico e desfechos clínicos”. A primeira parte da manhã foi encerrada com a palestra do Dr. Maxwell Almeida, que tratou sobre “Suporte Ventilatório na SDR neonatal: o papel da fisioterapia”.
O evento teve prosseguimento com o Dr. Roberto Andrade, que explicou sobre “Gestão da Deambulação Hospitalar: um indicador preditivo de desfecho”. A Dra. Flávia Nerbass abordou, em seguida, sobre “Sono e o paciente crítico?”. A última palestra da manhã ficou por conta da Dra. Fabíola Alcântara, que compartilhou seus conhecimentos sobre a “Reabilitação em Cuidados Paliativos”.
O CINFISIO continuou durante a tarde com a palestra “Reabilitação Pulmonar de baixo custo” do Dr. Marcelo Velloso. “PBE Treino Muscular Inspiratório” foi o tema trabalhado na sequência pela Dra. Juliana Amaral. A Dra. Flávia Nerbass palestrou também sobre “Distúrbios do sono: Por que o fisioterapeuta precisa saber e onde pode atuar?”. O encerramento das palestras ficou por conta da Dra. Karen Chaves, que falou a respeito dos “Desafios e possibilidades no atendimento de fisioterapia respiratória no domicílio e ambulatorial”.
Ver essa foto no Instagram