O curso de Farmácia da Dinâmica recebeu, nessa terça-feira (30), estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Manuel Rufino, do município de Urucânia (MG). Os alunos vieram participar do projeto “Farmacêutico por um dia: uma contextualização das Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.
No Laboratório Multidisciplinar II, onde os graduandos em Farmácia desenvolvem atividades da formação, os estudantes de Urucânia tiveram contato com um contexto prático da ciência. Eles produziram um creme hidratante para as mãos que foi envasado em sachês e levado por cada um como lembrança da atividade do dia.
A visita às instalações da Dinâmica trouxe uma série de benefícios para a formação dos estudantes. Além de romper o enfoque disciplinar e atribuir significado à ciência, a proposta contempla as exigências do ENEM quanto às competências atinentes ao novo ensino médio referentes às disciplinas da Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A atividade também aproximou o ensino superior aos interesses dos jovens.
De forma didática, interativa, contextualizada, interdisciplinar e dinâmica, os estudantes entenderam a aplicabilidade das disciplinas de Química, Biologia e Física e perceberam a relevância das ciências, assim como relacionaram os materiais do cotidiano dos participantes com as atribuições do profissional farmacêutico.
O projeto “Farmacêutico por um dia: uma contextualização das Ciências da Natureza e suas Tecnologias” foi idealizado pelas professoras Kemile Albuquerque e Cristina Mayrink.