A Faculdade Dinâmica apoiará a Prefeitura de Ponte Nova em mais uma iniciativa de assistência à saúde da população. Para ampliar as ações de enfrentamento à COVID, a Prefeitura de Ponte Nova irá introduzir a oxigenoterapia nas unidades básicas de saúde do município.
A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio em uma quantidade maior da que existe no ar ambiente que respiramos e tem como objetivo garantir a oxigenação dos tecidos do corpo. Esta terapia de suplementação é indicada quando se identifica baixo nível de oxigênio no sangue. Na COVID-19 a queda da oxigenação, que é umas das características da doença, é identificada por meio de um oxímetro e demanda a utilização de oxigenoterapia.
Para alinhar o trabalho, na manhã de terça-feira (23), as professoras Júnea Fontes e Emília Pio reuniram-se com a Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Lidiane Bento e os Fisioterapeutas do Núcleo de Atenção à Saúde da Família/NASF, Lia Brangioni, Amariles Barbosa e Danilo Ferreira.
No encontro ficou estabelecido que o Curso de Fisioterapia da Faculdade Dinâmica ficará responsável pela elaboração do protocolo de oxigenoterapia e também da realização de treinamentos e desenvolvimento de uma cartilha para a rede de atenção primária do município. Com isso poderemos juntos otimizar a assistência prestada ao paciente que necessita de suplementação de oxigênio até ser encaminhado para unidade hospitalar.
A Faculdade Dinâmica está presente em diversas frentes de enfrentamento da COVID 19. Profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros) e acadêmicos da Faculdade Dinâmica atuam na linha de frente no atendimento a pacientes em unidades de saúde e hospitais do município.
É a Faculdade Dinâmica aplicando a ciência em benefício da população de Ponte Nova!
Fotos: Diego Sousa Rodrigues – Prefeitura de Ponte Nova