O ex-aluno do curso de Farmácia, Dolhavan Jhonathan Costa Barsante foi aprovado em 2º lugar no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto.
O curso se destina essencialmente ao desenvolvimento profissional de professores de Física, Química e Biologia que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, e tem como objetivo qualificar esse profissional, tornando-o mais capaz de refletir e repensar sua prática docente, reorientando-o nos aspectos que forem necessários. Nesse sentido, seu foco se encontra na ampliação dos conhecimentos científicos, no aprofundamento dos saberes didático-pedagógicos e no desenvolvimento da autonomia e da reflexão sobre a própria prática.
A linha de pesquisa em que o aluno desenvolverá seu trabalho será Formação de professores e ensino e aprendizagem de Ciências em espaços não formais. Nessa linha tem-se como foco as possibilidades de educação científica em espaços não formais bem como a formação inicial e continuada e o desenvolvimento profissional de professores de Química, Física e Biologia.
O ex-aluno sempre teve interesse pela docência, foi monitor nas disciplinas de Química geral e Inorgânica e Química Orgânica nesta instituição. A partir dos três anos finais do curso de Farmácia, iniciou sua experiência de docência na Educação básica e desenvolveu seu trabalho de conclusão de Curso com o seguinte título “Percepções de professores do curso de farmácia sobre a prática docente: estudo de caso em uma instituição de ensino superior”. Os estudos permitiram ampliar o conhecimento sobre a prática docente em cursos bacharéis de Farmácia e vislumbrar caminhos para superação das dificuldades observadas na docência do Ensino Superior, especialmente as relacionadas com a transposição didática dos conteúdos ensinados.
Atualmente, concluiu o Programa Especial de Formação Pedagógica para Docentes em Química e Física, com equivalência a licenciatura e fez a defesa de sua Monografia do curso de Pós graduação latu senso em Farmácia Clínica direcionada à Prescrição Farmacêutica com título “Prescrição Farmacêutica: uma contribuição do profissional farmacêutico para a promoção, prevenção e recuperação da saúde”.