Um estudo elaborado por seis acadêmicos e uma professora do curso de Medicina da Faculdade Dinâmica ganhou destaque na Revista de Medicina, publicação da Universidade de São Paulo (USP) que publicou o artigo na íntegra. O trabalho analisou a importância da vacinação dos alunos de Medicina.
Com o título “Vacinação dos estudantes de medicina e o papel das instituições de ensino superior na prevenção primária”, o artigo foi coordenado pela professora Marli do Carmo Cupertino e desenvolvido pelos acadêmicos Angélica Aparecida Almeida, Bruna Ramos Neves, Felipe Ribeiro Dutra Palhares, Flavia Bruno Cursino Raposo, Matheus Pascoal Handere e Yara de Oliveira Freitas.
No estudo, os autores ressaltaram a importância de se ter informações sobre como os acadêmicos de medicina pensam sobre a imunização profilática e como essa questão é vista pelas Instituições de Ensino Superior (IES).
Os pesquisadores avaliaram que os alunos de medicina não estão habituados a aterem-se ao chamado “calendário vacinal”. Também destacam que muitos não querem tomar vacinas, o que resulta na “falta de imunização de doenças”.
A publicação ainda frisa a falta de um empenho real de instituições para erradicar doenças em circulação no país. Os autores defendem que é urgente que os estudantes de medicina estejam, ao menos, livres das endemias, para poderem reagir e se protegerem, até mesmo para auxiliarem equipes de atendimento a pacientes com covid-19, por exemplo.
Parabéns aos autores do estudo que desempenharam o trabalho com seriedade e revelaram a importância da abordagem desta temática!
O artigo publicado na Revista de Medicina da USP pode ser acessado no site da Faculdade Dinâmica.