Após quatro dias de atividades nas comunidades de Santa Helena e Fazenda da Serra, em Ponte Nova, estudantes do curso de Medicina da Dinâmica concluíram, no último dia 30, as ações de conscientização e prevenção ao câncer de colo de útero.
Durante os dias 9, 16, 23 e 30 de março, os acadêmicos explicaram para os moradores sobre a epidemiologia da doença, os fatores de risco, prevenção primária e secundária e o fluxograma de atendimento na unidade básica de saúde. Os estudantes ainda prestaram atendimento ao realizarem as medidas antropométricas e aferição de glicemia capilar e de pressão arterial nos moradores.
As atividades contemplaram a Campanha Março Lilás, que durante o último mês promoveu a orientação de mulheres sobre o câncer de colo de útero. Durante a ação executada pela Dinâmica, as mulheres do território de abrangência da unidade de saúde do Vau-Açu receberam explicações sobre a importância da realização do exame Papanicolau para a prevenção da doença.
O projeto foi desenvolvido sob a orientação da professora do Curso de Medicina, Izabela Bartholomeu Noguéres Terra, e teve a participação e organização dos alunos Lana Francischetto, Victor Hugo Meneses Milagres e Isis Micaelly de Oliveira Morais.