Como fazer uma boa pesquisa de mercado? A resposta para essa pergunta foi tema da primeira capacitação da Equipe de Extensão da Dinâmica, que ocorreu na noite dessa segunda-feira (10). O palestrante convidado, Raphael Henrique Teixeira da Silva, apresentou os principais pontos que devem ser observados na execução da pesquisa.
Raphael abordou sobre conceitos, ferramentas, noções de amostragem, análise de dados e boas práticas para as pesquisas de mercado. Por meio de exemplos e de uma explicação didática, o palestrante orientou os integrantes do Grupo sobre os melhores caminhos para o desenvolvimento das pesquisas, incluindo a necessidade de se construir um roteiro para nortear a atividade.
Os integrantes aproveitaram o encontro para trocarem experiências e tirarem dúvidas sobre as práticas e as ferramentas de pesquisas. Eles também destacaram a importância do treinamento, que ampliou os conhecimentos sobre o assunto. O Grupo já trabalha no planejamento de uma pesquisa de mercado na microrregião de Ponte Nova.
A palestra do Raphael foi enriquecedora para a Equipe EXT. Ele é Engenheiro de Produção, Professor Universitário, Mestre em Estatística Aplicada e Biometria, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (UFV). Também é Coordenador Estatístico do IPC Cesta Básica de Ponte Nova da Dinâmica.
A Equipe EXT
A Equipe EXT tem um papel fundamental na organização e realização de diversas atividades e eventos promovidos pela Dinâmica. Os participantes do grupo são acadêmicos do 1º ao 8º períodos dos cursos da Instituição e têm a oportunidade de ampliarem a formação por meio de ricas experiências e de contato com o mercado. Os membros também recebem certificados com carga horária de até 60 horas.
Entre as ações que a Equipe EXT apoia estão: Recepção de Calouros, Aula Magna, Seminário de Integração Acadêmica, eventos, Dia da Cidadania e Feira da Saúde, Campanha de Responsabilidade Social, Mostra dos Cursos, Ação Dinâmica, Visitas Técnicas, Colação de Grau, Pesquisas Institucionais e outras.