Notícias

Educação médica e as novas DCN´s: roda de conversa com a Profª Drª Andréia Patrícia Gomes (UFV)

Atualziado em 16 de outubro de 2018

A convite da Profª Cássia Pires, que ministra a disciplina MED 108 – Construção e Socialização do Conhecimento em Saúde II para o 2º período, a Profª Andréia Patrícia Gomes* (Departamento de Medicina e Enfermagem/UFV) abordou os temas a educação médica, a importância da pesquisa, o contexto histórico das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina e as perspectivas da formação e atuação médica. Como fundamento para a roda de conversa, foram estudadas previamente parte da produção científica da Profª Andréia, além da Resolução que institui as DCN’s (2014).

À Profª Andréia, nosso muito obrigada por seu olhar sensível e atento à formação dos nossos futuros médicos. Como ela mesma afirma em seu artigo “Paulo Freire: Contribuindo para Pensar Mudanças de Estratégias no Ensino de Medicina”: Só através do diálogo e da comunhão entre os homens, podemos chegar à verdadeira educação. A esta educação chamamos libertadora e a vemos como prática da liberdade.” (2014)

*Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), especialização (residência médica) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2006), mestrado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e doutorado em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Lecionou no Curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (2001-2010), como Professora Assistente, Adjunta e Titular, nas áreas de Clínica Médica, Doenças Infecciosas e Parasitárias e Saúde Coletiva. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Medicina e Enfermagem e Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Lidera o Grupo de Pesquisa do CNPq ‘Inflamação e imunidade nas doenças infecciosas’, certificado pela Universidade Federal de Viçosa, e participa de grupos de pesquisa na Fundação Oswaldo Cruz e na Universidade Federal do Rio de Janeiro, nas áreas de Bioética e Saúde Coletiva. Publicou 12 livros, 35 capítulos de livro e 189 artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Seus trabalhos acadêmicos se dirigem prioritariamente às áreas de Bioética, Infectologia (especialmente AIDS, sepse e terapia antimicrobiana), Saúde Coletiva (com ênfase em Saúde Pública), Bioinformática e Educação. Tem, igualmente, experiência em Educação na Área da Saúde e em Educação à Distância (Ética em Pesquisa e Bioética).

MAIS FOTOS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support