1º de outubro é o Dia Nacional da Pessoa Idosa, e para além da celebração da data, é preciso lembrar de uma realidade de muitos da terceira idade: o superendividamento. Este é o tema de mais um projeto apoiado pela Dinâmica voltado à sociedade e que tem a previsão de começar as atividades logo, logo.
Os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia, a partir de parcerias com entidades sem fins lucrativos e do Poder Público, vão atuar em um projeto de Prevenção e Combate ao Superendividamento de Pessoas Idosas em Ponte Nova.
A proposta está em tramitação na Câmara Municipal e possui expectativas de ser aprovada em breve.
A ideia é que a Dinâmica, por meio dos três cursos, envolvendo alunos e professores, seja a responsável pela promoção de oficinas de educação financeira com o público-alvo, uma das diversas etapas do projeto. O objetivo vai ser propiciar aos consumidores superendividados o aprendizado de noções de organização orçamentária e econômica, além de promover a reflexão sobre consumo consciente, saúde financeira e orçamento familiar.
Os cursos também devem dar apoio à realização de outras etapas, como a entrevista individual e a elaboração do plano de pagamento.
Além de ser uma nova maneira dos acadêmicos exercerem na prática o aprendizado, o projeto é mais uma forma da Dinâmica materializar sua missão de formar pessoas e transformar a sociedade por meio da Educação. A partir de ações educativas e de conscientização, a Instituição vai ajudar essa parcela da população a reorganizar a vida financeira, oferecendo suporte e orientação a quem já trilhou longos caminhos e que, com suas experiências e sabedoria, continua ensinando valiosas lições.
Mais detalhes sobre o projeto serão divulgados em breve!