O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais movimenta o comércio. E como será essa dinâmica neste ano em Ponte Nova? A nova edição do relatório de índices econômicos e sociais divulgado nesta terça-feira (5) traz essa previsão.
70% dos consumidores ponte-novenses pretendem comprar presentes para as mães. E a maioria fará isso no comércio local. Enquanto isso, pouco mais da metade dos comerciantes fará uma campanha específica para a data.
Além das informações sobre o Dia das Mães, a pesquisa realizada pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis (@cienciascontabeis.dinamica) em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor e com bolsistas da Dinâmica e de outras instituições, também calculou o Índice de Confiança Empresarial (ICE), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), o Índice de Medo do Desemprego (IMD) e o Índice de Satisfação com a Vida (ISV) referentes ao mês de abril de 2022.
Para a apuração dos indicadores, os pesquisadores aplicaram questionários entre os dias 10 e 20 de março. Foram ouvidos consumidores e empresários de Ponte Nova. Os detalhes sobre a metodologia e os resultados estão disponíveis na íntegra do estudo, que pode ser acessado no site da Faculdade Dinâmica. No site também é possível acessar o histórico das outras edições.
O estudo
Esta é a quarta edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em fevereiro, com dados referentes a janeiro de 2022.
O curso de Ciências Contábeis já acompanha e publica, desde 2017, o Índice de Preços ao Consumidor de Ponte Nova (IPC-Ponte Nova). A partir do mês de fevereiro de 2022, passou a publicar ainda os quatro índices, que também servem para saber o que pensam os empresários e consumidores em relação às expectativas da economia local.
Além da informação de interesse público, o estudo é mais uma forma dos estudantes do curso colocarem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Eles exercitam o planejamento e a execução de pesquisas de campo, metodologia, aplicação e processamento dos dados.