Autoridades, especialistas, políticos, empresários, instituições e profissionais ligados ao empreendedorismo se reuniram, em Ponte Nova, para debater o assunto. O evento, que ocorreu na noite dessa quarta-feira (22), foi realizado pela Faculdade Dinâmica, Fundação Liberdade Econômica (FLE) e Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) e teve o apoio da Equipe EXT Dinâmica.
O seminário “Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional” atraiu para o auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova os acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Dinâmica, a sociedade civil e profissionais da imprensa local. Todos puderam acompanhar um rico debate, que colocou em destaque o cenário atual, os desafios e as possíveis soluções para o fomento ao empreendedorismo, além dos seus resultados.
A palestra magna da noite foi ministrada pelo presidente do Conselho da FLE, Márcio Coimbra. Em uma apresentação que prendeu a atenção do público, Márcio abordou sobre a importância do empreendedorismo para a economia e relacionou o desemprego à escalada da violência. Segundo ele, o Brasil precisaria crescer economicamente 3% ao ano para absorver a mão de obra no mercado de trabalho.
Coimbra ressaltou a importância do comércio e das atividades econômicas locais e a proximidade da população com o poder público. Ele defendeu incentivos aos empreendedores por meio da desburocratização das leis. “A liberdade econômica é o que dá o controle da própria vida”, disse.
O palestrante ainda chamou a atenção para o fato de Ponte Nova ser um polo empreendedor e avaliou a importância de Minas Gerais para o país. Por fim, deixou uma mensagem de incentivo para que as pessoas empreendam.
Após a palestra, uma mesa de debates reuniu o vereador e secretário da Mesa Diretora da Câmara de Ponte Nova, administrador de empresas e empresário, José Roberto Lourenço Júnior, o presidente da Associação Comercial e Industrial e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ponte Nova (ACIP/CDL), empreendedor e investidor, Cochise Saltarelli Martins, a analista técnica do Sebrae de Ponte Nova, Patrícia Castro Martins, e o professor da Dinâmica, Marcelo Henrique de Mello. Márcio Coimbra também integrou o grupo.
Mediado pelo diretor da Rede Ensino Doctum, reitor do Centro Universitário Unidoctum e secretário municipal de Planejamento de Manhuaçu, Roberto Fully, cada integrante da mesa compartilhou as considerações sobre o tema do evento. Márcio Coimbra comentou sobre os assuntos abordados por cada um. As discussões evidenciaram o impacto das políticas públicas na rotina dos empreendedores e na capacidade do desenvolvimento regional.
Com a realização deste seminário, a Dinâmica contribui para o fortalecimento do empreendedorismo e do desenvolvimento regional ao mesmo tempo em que oferece aos alunos o debate sobre um tema atual e importante.