O Dia do Professor (15/10) para o Curso de Ciências Contábeis da Dinâmica foi especial. Alunos e docentes se reuniram em prol de um objetivo importante: discutir a atualização da matriz curricular para uma formação cada vez mais conectada ao mercado.
Com o tema “Matriz Participativa”, o evento destacou as novas mudanças que têm como foco principal as competências e habilidades necessárias para que os formandos em Ciências Contábeis estejam melhor preparados para o mercado de trabalho.
O encontro começou com a apresentação do documento elaborado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), intitulado “Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Contábeis: comentada”. Este documento está sendo utilizado pelo Curso, além das tratativas iniciadas com o Núcleo Estruturante Docente (NDE) e o colegiado do para reformulação da Matriz Curricular.
As alunas Gabrielam Brum, Carolainy Oliveira e Kelly Conegundes apresentaram uma análise sobre a visão acadêmica e práticas de ensino em comparação ao mercado de trabalho. Elas discutiram a necessidade de mudanças, bem como o perfil desejado por empresas e escritórios de contabilidade que oferecem oportunidades, mas exigem um comportamento diferenciado dos alunos, com maior foco e maturidade profissional, além de competências técnicas e habilidades.
As alunas Camila Passos e Luana Lazarini analisaram os desafios e obstáculos enfrentados pelos alunos no início do Curso. Já os alunos Rafael Augusto, João Henrique, Suvelyn e Lavinia, abordaram os interesses e expectativas dos alunos para os próximos períodos. Os discentes Jean e Lívia, do 8º período, compartilharam perspectivas sobre a futura atuação profissional, expectativas em relação ao mercado e sugeriram melhorias na matriz curricular.
Uma roda de conversa temática foi promovida para a discussão sobre as mudanças necessárias. O evento foi finalizado com uma celebração e um lanche especial preparado pelos alunos em homenagem aos professores.