Saber o que pensam os empresários e consumidores em relação às expectativas da economia local é um dos objetivos do novo estudo do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dinâmica. Além do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) de Ponte Nova, calculado desde 2017, agora o Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais do curso passará a divulgar também quatro novos indicadores mensais.
Por meio de pesquisas executadas com a aplicação de questionários, os estudantes do curso, em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor e com bolsistas da Faculdade Dinâmica e de outras instituições de ensino, passam a calcular o Índice de Confiança Empresarial (ICE), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), o Índice de Medo do Desemprego (IMD) e o Índice de Satisfação com a Vida (ISV).
O novo estudo é mais uma forma dos estudantes do curso colocarem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Eles exercitam o planejamento e a execução de pesquisas de campo, metodologia, aplicação e processamento dos dados. Além do enriquecimento da graduação, os alunos ainda contribuem com o levantamento de informações de interesse público e que servem como termômetro da economia local.
O estudo
A primeira edição do estudo, divulgada nesta terça-feira (15), apresenta os dados referentes ao mês de janeiro de 2022. No total, foram aplicados 582 questionários, sendo 199 destinados ao ICE, 173 ao ICC, 107 ao IMD e 103 ao ISV. As informações completas e a íntegra do levantamento pode ser acessado no site da Faculdade Dinâmica.