Durante os meses de abril e maio, a Faculdade Dinâmica realizou em parceria com a Escola Municipal José Maria da Fonseca, o ciclo de palestras do Projeto Dinâmica nas Escolas – “Conversando sobre sexualidade”, sob responsabilidade dos Professores Vanessa Alves (Enfermeira Sexóloga e Coordenadora do Curso de Enfermagem) e Wagner Luiz Tavares Gomides (Pedagogo e Coordenador de Extensão e Cultura).
O projeto conseguiu atender, ao longo desse ciclo de palestras, cerca de 650 alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II. Em forma de agradecimento, recebemos esse e-mail inspirador das Vice-diretoras Sandra e Andreiza:
“Primeiramente gostaríamos de agradecer a disponibilidade, a atenção e dedicação dos profissionais Wagner e Vanessa que, com muita dedicação, nos atenderam prontamente em um projeto da escola que comungava com a proposta de palestras oferecidas pela Faculdade Dinâmica e concretizadas por eles, abordando a educação / orientação sexual.
As palestras ultrapassaram as expectativas e objetivos da escola. A abordagem do tema foi realizada com um vocabulário adequado à faixa etária, o que facilitou a compreensão e interação entre a Vanessa e nossos alunos, estes mostraram-se envolvidos e cativados.
Também a metodologia utilizada fez o momento tornar-se mais enriquecedor. Primeiro uma exposição sobre o assunto e depois a interação com a palestrante através de perguntas, onde os alunos puderam esclarecer suas dúvidas.
Avaliamos como positiva essa parceria e impactante na vida dos estudantes. Foram vários os comentários surgidos entre eles e os professores que comprovam essa afirmação. Concluímos que os alunos saíram mais maturos e bem informados sobre educação/ orientação sexual, o que os levará a pensar e refletir, num momento oportuno, sobre seus atos e consequências quando vivenciarem tais experiências.
Esperamos, para os próximos anos, onde atenderemos novo público, contar com tal parceria que realmente teve um valor ímpar na formação dos nossos alunos”.
O projeto avança com a certeza de estarmos no caminho certo, levando uma dose a mais de diálogo e informação às escolas da região, fazendo com que estes jovens sejam agentes multiplicadores de informações corretas sobre o tema, haja vista que ainda é um tabu no meio educacional falar sobre sexualidade. Nesse sentido, acreditamos ser mais tranquilo para estes adolescentes conversarem entre si sobre a temática discutida e, para tanto, precisam ter um conhecimento concreto e real da informação repassada. Dessa maneira, contribuímos para a formação de jovens conscientes e transformadores.
Nossos sinceros agradecimentos à toda comunidade da Escola Municipal José Maria da Fonseca.