O curso de Farmácia realizou, nessa quarta-feira (7/12), a atividade avaliativa conhecida pela sigla OSCE. Do inglês Objective Structured Clinical Examination, o Exame Clínico Objetivo e Estruturado é direcionado aos acadêmicos que realizam estágio supervisionado.
A avaliação, tem seu tempo cronometrado e é dividida em cinco estações: suporte básico de vida, farmácia hospitalar, Farmácia integrada, análises clínicas, drogaria e manipulação de cápsulas. Todas elas montadas nos laboratórios multidisciplinares da Faculdade Dinâmica.
Os alunos precisaram desenvolver atividades em cada ambiente simulando a atuação profissional. Durante todo o tempo, os professores do curso de Farmácia, Fernanda Boroni, Marcelo de Paula Lima, Kemile Leão, Pollyanna Spósito e Josiana Tavares acompanharam e avaliaram as atividades. Na estação de Suporte Básico de Vida, a atividade contou também com apoio de acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, membros do Projeto de Extensão.
Após a conclusão do ciclo nas estações, os professores apontaram os acertos, os erros e orientaram os estudantes sobre como deve ser a atuação do profissional farmacêutico em cada situação.
A adesão ao OSCE pelo curso de Farmácia é uma forma de avaliar as habilidades e competências do aluno para além dos tradicionais testes. Por meio dele, é possível unir a avaliação convencional com as metodologias ativas de aprendizagem.