Na última semana, alunos dos Cursos de Direito, Medicina e Psicologia participaram de palestras da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Ponte Nova, o Ministério Público de Minas Gerais, a Prefeitura de Ponte Nova, a Polícia Civil e a Polícia Militar.
Os alunos das Ciências Humanas prestigiaram a palestra “Avanços e desafios no enfrentamento à violência contra a mulher”, que foi proferida pela promotora de Justiça Lauren de Siqueira Antunes. No evento, a assessora da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais Larissa Almeida Figueiredo marcou presença e também contribuiu compartilhando suas vivências profissionais em relação ao tema. O encontro, que aconteceu na noite de 10 de março, envolveu os alunos das disciplinas Psicologia Jurídica e Formas Consensuais de Solução de Conflitos.
Já na última sexta-feira (14) foi a vez dos alunos da Medicina integrarem a Campanha. Os acadêmicos do 1º ao 5º período participaram da palestra “Atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e crimes sexuais”. Palestraram o médico Cristian Freitas Guimarães, a psicologia Isabela Figueiredo Lessa e a juíza de Direito Dayse Mara Silveira Baltazar. Também estiveram presentes Larissa Almeida Figueiredo e a assessora do Juizado Especial (JESP) Carolina Resende.
As duas palestras aconteceram na Dinâmica, e os palestrantes abordaram temas que têm relação direta com as futuras áreas de atuação dos acadêmicos, o que proporcionou o enriquecimento da formação sob uma perspectiva atual, mais humana e respeitosa.
A Campanha
Com o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, as ações da Campanha buscam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a situação violenta em que muitas mulheres vivem.