Nesta quarta – feira ( 04/11/2015) alunos do 10° período do curso de farmácia, tiveram a oportunidade de conhecer esta unidade, e algumas ferramentas utilizadas para o controle de infecções oportunista, entre elas, infecção causada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa devido à sua alta resistência natural a um grande número de antibióticos e antissépticos, que a torna uma importante causa de infecções hospitalares, principalmente em UTI.
Os alunos, coordenados pelos professores João Paulo e Fernanda Rodrigues, tiverem a oportunidade de realizar o procedimento prático da técnica de isolamento de P. aeruginosa, e posteriormente a análise para verificação dos resultados no Laboratório Interdisciplinar da Faculdade Dinâmica.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma área crítica na prática clínica farmacêutica em hospitais, devido aos aspectos ligados à própria farmacoterapia, à situação clínica dos pacientes e à rapidez necessária na tomada de decisão. Observa-se uma demanda crescente de farmacêuticos para atuação neste ambiente hospitalar sendo necessária a preparação para que tal atuação se processe de maneira efetiva e condizente com as necessidades dos pacientes e sua equipe de cuidado.
Agradecimentos a direção do Hospital e Enfermeira chefe responsável pelo controle de infecções.