No dia 10 de março de 2012, cerca de 20 alunos do Curso de Direito da Faculdade Dinâmica, acompanhados do professor da disciplina Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Prof. Fernando Guilhon de Castro, visitaram o Museu de Artes e Ofícios (MAO), situado em Belo Horizonte, na Praça Rui Barbosa – mais conhecida como Praça da Estação.
A iniciativa da Faculdade Dinâmica faz parte do projeto: “Perspectivas Ampliativas para a Formação do Jurista”, em compasso com a missão institucional de “Formar Pessoas”, de maneira a proporcionar contato com a realidade social em que o jurista vai atuar e situá-lo no tempo e espaço, no caso, das relações laborais.
Na véspera da viagem o grupo assistiu ao filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, ouviu breve explicação sobre o MAO e debateu assuntos relacionados à história das relações laborais.
Na manhã seguinte o grupo deixou Ponte Nova às 8:30 horas, começando a visita às 13:00 horas, com a apresentação de vídeo institucional no qual Ângela Gutierrez (curadora e idealizadora do MAO), Pierre Catel (museógrafo francês responsável pela montagem do MAO) e Antonio Tommasi (sociólogo do trabalho) explicam, em grandes linhas, a formação do acervo, a importância do trabalho na sociedade pré-industrial e a função do museu como centro cultural vivo.
A segunda etapa se realizou com a visitação a todo o acervo do MAO com orientação da educadora Fabiana Nicomedes que, seção por seção – transporte, comércio, energia, mineração, madeira, cerâmica, lapidação e ourivesaria, couro, terra, conservação e transformação de alimentos, fio e tecidos – demonstrou aos alunos a história, as questões sociais relacionadas, as curiosidades e a riqueza da vida laboral.
O caminho de volta foi marcado pelo debate em torno das impressões dos alunos, do enriquecimento cultural e social e da obtenção de argumentos para a realização da terceira etapa do projeto: apresentação em sala de aula dos temas propostos, a saber:
1. Surgimento e evolução do Direito do Trabalho no Brasil;
2. Implicações da atividade laboral exercida no Direito do Trabalho e Previdenciário (insalubridade, ergonomia, alteridade, participação nos lucros e resultados, aposentadoria, empregados e autônomos);
3. Percepção da realidade laboral antes e depois da visita ao MAO;
4. Relação entre trabalho e desenvolvimento tecnológico: avanços e implicações para o Direito do Trabalho.
Isso demonstra a preocupação da Faculdade Dinâmica com a formação técnica e humanísitca de seus alunos, propiciando através de atividades de extensão interativa a interrelação teoria prática e vivência social e cultural.
Isso é a Faculdade Dinâmica Formando Pessoas!