Pesquisa feita pela Faculdade Dinâmica levantou ainda outros pontos. 65% dos entrevistados adotarão estratégias para aumento das vendas, sendo que 50% adotarão os descontos como principal ferramenta. Atendimento é o item que mais precisa de capacitação
Na tarde desta segunda-feira (16/12) aconteceu a apresentação da pesquisa feita no mês de dezembro em Ponte Nova sobre compras de Natal em 2019. A pesquisa foi realizada pelo Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dinâmica, através do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), e com apoio da ACIP/CDL.
Os dados foram exibidos em uma transmissão ao vivo nos canais das duas instituições no Instagram. A apresentação foi feita pelo coordenador do NAF, Prof. Marcelo Henrique de Mello. A live ainda contou com Cochise Saltarelli Martins (presidente da ACIP/CDL) e o Prof. Vicente Batista Júnior (coordenador do Núcleo de Apoio aos Cursos – NAC).
A pesquisa de opinião teve dois focos: empresários e consumidores. Primeiramente, vamos destacar o que foi levantado a partir das opiniões da classe empresarial. Ainda nesta semana, divulgaremos os dados dos consumidores.
EMPRESÁRIOS
Os lojistas de Ponte Nova foram abordados para levantar suas percepções em relação a dois temas: vendas de Natal e contratação de colaboradores. A amostra foi feita com 143 entrevistados.
A maioria dos entrevistados (65%) afirmou que realizará ação específica para o período. Sobre expectativa de vendas de Natal do ano de 2019 em relação ao ano anterior, a maioria (68%) afirmou que possui expectativas melhores, 14% afirmaram possuir piores expectativas e 18% disseram que será igual ao ano anterior. Além disso, 50% dos entrevistados escolheu a estratégia “descontos” para aumentar as vendas no Natal, enquanto somente 4% afirmaram utilizar a estratégia “brindes”.
Sobre contratação de colaboradores, a maioria (64%) afirmou que não teve dificuldades na contratação. Para quem encontrou dificuldade, a falta de experiência para o cargo (43%) foi o item mais lembrado. Aprofundando ainda mais, 53% dos entrevistados afirmaram que o setor que exige mais capacitação dos colaboradores é o de atendimento, seguido do marketing (15%).
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