Atividades deExtensão e Cultura

Extensão e Cultura

  • Projetos: São conjuntos de ações extensionistas e de maior amplitude, envolvendo atividades interdisciplinares eventuais ou permanentes, executados de acordo com as linhas prioritárias de ação extensionista definidas pelos Cursos de Graduação;
  • Cursos: São atividades de ensino acadêmico, técnico, cultural e artístico, incluindo-se cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização;
  • Eventos: São ações que envolvem organização, promoção ou atuação, implicando em apresentação pública, livre ou para população específica, objetivando a difusão de conhecimentos, processos ou produtos – científicos, técnicos, culturais e desportivos, tais como: congressos, semanas acadêmicas, seminários, feiras, tecnológicos, fóruns e similares, desenvolvidos, acumulados ou reconhecidos pela FADIP;
  • Serviços: São atividades de caráter permanente ou eventual que compreendam a execução de atendimentos diversos voltados diretamente para a comunidade; ou, a participação em tarefas profissionais fundamentadas em habilidades e conhecimentos de domínio da FADIP;
  • Assessorias/Consultorias: acompanhamento e parecer a órgãos públicos e comunidades, nas áreas de domínio da FADIP e em seus projetos sociais;
  • Produções Diversas: trabalhos acadêmicos, tais como: Trabalho Interdisciplinar Extraclasse, estudos, intercâmbio, confecção de vídeo, filmes e materiais educativos e culturais, protótipos, inventos e similares, voltados para ações extensionistas.
  • Trabalho Interdisciplinar: tem caráter anual e objetiva fortalecer a política de integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, além de incentivar a produção intelectual e a participação em evento científico da comunidade acadêmica. Para tanto, no primeiro semestre de cada ano letivo são elaborados por cada turma da FADIP, projetos de extensão os quais são desenvolvidos no segundo semestre deste mesmo ano. Todos os projetos elaborados têm cunho social ou acadêmico e implicam na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
  • Projeto “Dia da Cidadania”: é um projeto promovido junto ao Rotary Club de Ponte Nova que tem por objetivo facilitar ao acadêmico o convívio com a realidade social da comunidade e contribuir para o seu desenvolvimento.
  • Projeto “Arraial Solidário”: é um projeto cultural que tem por objetivo a promoção de um momento de descontração e lazer, além da conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância da atuação junto as entidades beneficentes de Ponte Nova.
  • Projeto “Conversando sobre a sexualidade”: tem por objetivo promover uma discussão com alunos dos 7º, 8º e 9º anos de escolas do Ensino Fundamental acerca da sexualidade; fazendo com que estes jovens sejam agentes multiplicadores de informações corretas sobre o tema, haja vista que ainda é um tabu no meio educacional falar sobre sexualidade.
  • Projeto “Redação Dinâmica”: É inegável a importância que a produção textual possui nas relações pessoais, profissionais e em situações avaliativas. Deste modo, visando ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, o projeto busca preparar alunos para a produção de textos que levem em consideração as competências e habilidades requeridas pelo exame. Além disso, ajudamos na apropriação de conhecimentos e mecanismos linguísticos e semânticos que permitirão a produção textual clara, objetiva e que cumpra seu papel comunicativo, além de atender aos critérios de produção do gênero textual solicitado.
  • Mostra Institucional: apresentar os cursos da Faculdade aos estudantes do ensino médio da rede pública e privada, no que se refere à profissão, área de atuação, mercado de trabalho, com o desenvolvimento de práticas nos laboratórios, oficinas e palestras.
  • Campanha de Responsabilidade Social – integra o movimento nacional proposto pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES) intitulado Campanha Responsabilidade Social do Ensino Superior e tem como objetivo apresentar uma mostra das ações de extensão realizadas ao longo do ano pela IES.
  • Projeto “Dinâmica nas escolas”: O projeto tem por objetivo elucidar algumas nuances do ensino superior e apresentar possíveis caminhos para o ingresso no mesmo, através da apresentação dos cursos que a FADIP possui e um diálogo sobre os mesmos.
  • Campanhas: conscientização e mobilização acerca de temas com relevância social.

A avaliação positiva das práticas de extensão realizadas pela Faculdade Dinâmica tem se dado por meio de uma autoavaliação realizada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, onde discentes, docentes e técnicos administrativos tem a oportunidade de expressarem suas opiniões acerca das atividades realizadas.  Além disso, o aumento da participação dos estudantes na execução das atividades extensionistas têm mostrado que temos caminhado de maneira assertiva. Não obstante, a crescente demanda de parcerias propostas por toda sociedade ponte-novense e região, tem evidenciado a importância das ações e ao mesmo tempo, de sua continuidade e ampliação.

Outrossim, o constante agradecimento de quem vem recebendo estas atividades de extensão junto à equipe, leva a acreditar na necessidade de continuar a trilhar esse caminho. Para tanto, propõe-se a continuidade destas para o período de vigência deste PDI. Assim, novos projetos estão sendo elaborados, como: “Dinâmica para a Maturidade”, o qual terá por objetivo trabalhar com a população idosa de Ponte Nova e região, além do “Blitz Dinâmica”, que terá como premissa, a instalação de uma prestação de serviço orientada, gratuita e direcionada para a sociedade.

Todo o trabalho de extensão será financiado por recursos próprios da Faculdade, convênios e parcerias com as entidades públicas e privadas, além da reversão de valores pagos em inscrições de cursos propostos para o incentivo das demais ações extensionistas. Dessa forma, acreditamos que a IES consolidará sua política de extensão e estará atenta ao seu constante aprimoramento e ampliação.

A Faculdade Dinâmica conta com uma Coordenação de Extensão e Cultura que tem por objetivo propiciar a participação dos vários segmentos da comunidade acadêmica, privilegiando ações de extensão integradas com as administrações públicas, em suas várias instâncias, e com as entidades da sociedade civil.

Assim, em consonância com o Parecer CNE/CES nº 608/2018, homologado pela Portaria MEC nº 1.350, de 14 de dezembro de 2018, publicada no DOU de 17 de dezembro de 2018, entende-se por atividades de extensão, ações que envolvam e contribuam com toda a comunidade acadêmica e externa, segundo uma metodologia contextualizada e constituída a partir do objetivo de obtenção de resultados condizentes com o sentido de responsabilidade social, tornando acessível à sociedade o conhecimento e a cultura de domínio da FADIP, sejam eles originados de sua própria produção ou da sistematização do conhecimento universal disponível.

Além disso, as atividades de extensão são compreendidas como algo intrínseco a formação do estudante, marcada pelo constante diálogo entre todos os setores sociais e pela reflexão ética acerca da necessária e contínua transformação social.

Para tanto, a extensão universitária é aqui entendida como um processo educativo e científico que busca articular o ensino e a iniciação científica, de forma indissociável, viabilizando a relação integradora e transformadora entre a FADIP e a Sociedade. Desse modo, seguindo o parecer supracitado, a Faculdade tem por diretrizes:

 

  1. a) A interação da comunidade acadêmica com a sociedade por meio do diálogo, da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;
  2. b) A formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;
  3. c) A produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais;
  4. d) A articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada no processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico (p.13).

Desta maneira, com o intuito de propiciar uma convivência e troca real entre a sociedade e o ensino superior por meio de suas atividades extensionistas, a Faculdade Dinâmica terá como princípios para as ações de extensão o que o Parecer CNE/CES nº 608/2018 estabelece:

 

  1. a) A contribuição na formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável;
  2. b) O estabelecimento de diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade brasileira e internacional, respeitando e promovendo a interculturalidade;
  3. c) A promoção de iniciativas que expressem o compromisso social das instituições de ensino superior com todas as áreas, em especial, as de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena;
  4. d) A promoção da reflexão ética quanto à dimensão social do ensino e da pesquisa;
  5. e) O incentivo à atuação da comunidade acadêmica e técnica e sua contribuição ao enfrentamento das questões da sociedade brasileira, inclusive por meio do desenvolvimento econômico, social e cultural;
  6. f) O apoio em princípios éticos que expressem o compromisso social de cada estabelecimento superior de educação;
  7. g) A atuação na produção e construção de conhecimentos, atualizados e coerentes com a realidade brasileira, voltados para o desenvolvimento social, equitativo, sustentável (p.13-14).
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