“A DPPG tem como função principal fomentar o processo de construção do conhecimento por meio da definição e implementação de políticas e programas de incentivo à pesquisa, à pós-graduação e à capacitação de recursos humanos, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade acadêmica (docentes e discentes) e do público externo.
No âmbito da pesquisa, desenvolve e oferece programas institucionais de iniciação científica como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), PIVIC (Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica), ambos voltados para o corpo discente interno, e o PROAPP (Programa de Amparo à Pesquisa), voltado para o corpo docente interno; além da Política de Ajuda de Custo para participação em eventos e publicação em revistas científicas.
Ainda no que envolve a pesquisa, na DPPG está instalada a Editora Dinâmica, que coordena e desempenha os processos da Revista Ciência Dinâmica e da Revista Saúde Dinâmica, referente à publicação de artigos científicos e E-books no Repositório Institucional.
No setor também está instalada a CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais), órgão colegiado autônomo com caráter normativo, consultivo, deliberativo e educativo, responsável por acompanhar as atividades que envolvam a utilização de animais no âmbito do Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da FADIP. Tem como dever primordial garantir a defesa do bem-estar e a utilização ética dos animais em atividades de ensino, pesquisa científica e extensão, através do controle e vigilância das atividades de criação e/ou manutenção desses animais, bem como garantir o cumprimento das normas de controle da experimentação animal.
No âmbito da pós-graduação, coordena e gerencia as atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Preceptoria na Área da Saúde (CPPAS) e de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA).