O Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga – autorizado pela Portaria MEC nº 302, de 15 de abril de 2015, publicada no DOU de 16 de abril de 2015 – iniciou suas atividades no segundo semestre de 2015, com a perspectiva de que seu egresso tenha uma formação geral, humanista, crítica e reflexiva – o que pressupõe a indissociabilidade entre técnica, ética e responsabilidade social –, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nas esferas individual e coletiva, pautadas na integralidade do cuidado, no compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana. A interdisciplinaridade, a inseparabilidade entre teoria e prática, a estreita articulação entre ensino/pesquisa/extensão, a centralidade do estudante como protagonista do processo ensino-aprendizagem, a íntima vinculação com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o reconhecimento da transversalidade da determinação social do processo saúde-doença são, igualmente, aspectos fundamentais da concepção curricular do Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica.

A cidade de Ponte Nova, MG – onde a Faculdade Dinâmica se insere – e microrregião têm um importante contingente populacional e, especialmente, grande diversidade no que diz respeito ao cuidado em saúde. Desse modo, o Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica está comprometido em contribuir para o desenvolvimento local e regional, na medida em que a trajetória curricular do estudante tem como eixo o reconhecimento das – e a atuação nas – necessidades de saúde dos indivíduos e da coletividade, de acordo com as demandas identificadas pelo setor saúde.

O Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica tem 12 (doze) períodos de duração – subdivididos em três ciclos de dois anos cada –, estando organizado em plena consonância com as normas institucionais e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN-2014). Desse modo, articula as três áreas básicas previstas nas DCN-2014 – Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde –, as quais se constituem como viga mestra da formação do discente. As atividades são organizadas de modo a respeitar a maturidade e o nível de conhecimento dos estudantes, em uma perspectiva construtivista e de aprimoramento contínuo. Com efeito, os discentes já iniciam ações nas unidades do SUS desde o primeiro período, destacando-se que a carga horária prática cresce progressivamente, ao longo dos sucessivos períodos, de modo integrado à fundamentação teórica necessária ao desenvolvimento de todas as competências esperadas para o médico generalista.

Além da imprescindível articulação com o SUS – níveis de atenção primário, secundário e terciário –, a Faculdade Dinâmica dispõe de estrutura privilegiada para o bom desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem. Conta, assim, com Biblioteca atualizada, Laboratório de Informática, Laboratório de Anatomia e Fisiologia, Laboratórios de Habilidades e Laboratórios Multidisciplinares. Destacam-se, também, as atividades de pesquisa e extensão, as quais são desenvolvidas em consonância ao ensino, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

A Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, por tudo isso, tem demonstrado extrema preocupação com a qualidade da formação do seu egresso em Medicina, lançando mão de todos os esforços e medidas cabíveis para que os estudantes tenham excelentes oportunidades de ensino-aprendizagem. Deve ser destacado que a ênfase do curso é a formação generalista – conforme previsto nas DCN-2014 –, a qual qualifica o estudante para aprender a aprender, aprender com autonomia, aprender interprofissionalmente, comprometer-se com seu processo de formação, participar de ações de gerenciamento e administração do sistema de saúde – de modo a promover o bem estar das pessoas e da comunidade –, desempenhar adequadamente todas as tarefas atinentes à atenção integral à saúde, e, sobretudo, para valorizar a vida – com responsabilidade e compaixão –, pressuposto tácito da Medicina, entendida, plenamente, como ciência – e profissão – humana.

 

O perfil do egresso do Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) – em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina – é o de um médico crítico e reflexivo, com sólida formação geral e competente para atuar de modo técnico e ético nos diferentes domínios da atenção, da educação e da gestão em saúde, reconhecendo a determinação social e ecológica do processo saúde-doença e desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde – nas esferas individual e coletiva –, com responsabilidade social e ambiental, compromisso com a dignidade humana, com a complexidade das relações étnico-raciais na sociedade brasileira e com a biodiversidade, respeito às relações entre ser humano, ambiente, sociedade e tecnologias, com vistas ao cuidado integral à saúde centrado na pessoa, na família e na comunidade, com ênfase na resolutividade das necessidades locais e regionais e apto a aprender a aprender com base nas demandas do quotidiano do mundo do trabalho

Assim, o médico formado pela FADIP é um profissional apto a:

  • Desenvolver ações de atenção integral à saúde, em termos individuais e coletivos, com perícia técnica e correção ética – considerando invariavelmente a diversidade das dimensões ambiental, biológica, cultural, de gênero, de orientação sexual, ético-política, étnico-racial, socioeconômica, subjetiva e dos demais domínios que digam respeito à experiência humana de existir –, no sentido de garantir o acesso universal e equitativo às ações de cuidado à saúde – em um contexto de integralidade, humanização da prática médica e de respeito à autonomia das pessoas, famílias, grupos e comunidades, com vistas à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde –, as quais devem ser pautadas nas melhores evidências científicas, em sólidos princípios de segurança para a realização de processos e procedimentos com a minimização dos riscos, no respeito à sustentabilidade, aos ecossistemas e à biodiversidade, nos referenciais da ética e da bioética, na capacidade de comunicação por meio de linguagem verbal e não verbal e na escuta ativa e singular.
  • Desenvolver ações de gestão em saúde, a partir de uma consistente compreensão dos princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde dirigidos à promoção do bem estar dos indivíduos e das coletividades, no sentido de concretizar a gestão do cuidado, a valorização da vida, a tomada de decisão – pautada nos referenciais da bioética e na racionalização da aplicação de conhecimentos, de procedimentos, de metodologias, de instalações, de equipamentos e de insumos –, a comunicação respeitosa, empática e não violenta, a liderança participativa, o trabalho em equipe, e o fomento à participação social democrática para a construção equânime do sistema de saúde.
  • Desenvolver ações de educação em saúde, pautadas na autonomia dirigida à própria formação e à formação da equipe multiprofissional – continuada e em serviço –, na responsabilidade socioambiental, no compromisso com a formação das futuras gerações de profissionais de saúde, na responsabilidade com a atualização científica, ética e legal – para a qual se torna imprescindível o uso da língua franca – objetivando o pleno exercício do aprender a aprender, de modo livre e responsável, reconhecendo a relevância do compartilhamento dos saberes entre os profissionais da saúde e com a comunidade, considerando e valorizando a diversidade de sua participação para a consolidação de um sistema de saúde mais justo, fraterno, capaz de realizar ações de cuidado dirigido às pessoas, às famílias, aos grupos e às comunidades.

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