Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) da Faculdade Dinâmica é um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que se destaca por sua abordagem multidisciplinar e caráter translacional. Este programa integra a Área de Ensino da CAPES e promove a aplicação prática do conhecimento acadêmico no ensino das ciências da saúde e do ambiente. Entende-se o “ambiente” não apenas como o meio ambiente natural, mas também como resultado da intervenção humana (ambiente escolar, histórico, político etc.).
A missão do PROCISA é construir pontes entre a pesquisa acadêmica e as demandas educativas da sociedade, atendendo tanto às necessidades regionais quanto locais. Com duração de dois anos e 20 vagas disponíveis, o PROCISA resulta em uma dissertação de mestrado, apresentando os resultados da pesquisa realizada pelo aluno, além de um produto educacional, ou seja, uma proposta de aplicação prática do estudo desenvolvido, oferecida à sociedade como instrumento de auxílio às práticas de ensino ou resolução de problemas.
O PROCISA se organiza em duas linhas de pesquisa, às quais estão ligados seus 12 professores, todos doutores com experiência em diferentes áreas do conhecimento:
- Conceitos, teorias e métodos de ensino-aprendizagem de ciências da saúde e do ambiente.
- Políticas públicas integradas e ensino de ciências da saúde e do ambiente.
Venha transformar a educação conosco! Conheça o Mestrado Profissional da Faculdade Dinâmica e faça a diferença.
The Professional Master’s Degree in Teaching Health and Environmental Sciences (PROCISA) at Faculdade Dinâmica is a Stricto Sensu postgraduate program, recommended by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), which stands out for its multidisciplinary approach and translational character. This program is part of CAPES’ Teaching Area and promotes the practical application of academic knowledge in the teaching of health and environmental sciences. The “environment” is understood not only as the natural environment, but also as the result of human intervention (school environment, historical, political, etc.).
PROCISA’s mission is to build bridges between academic research and the educational demands of society, meeting both regional and local needs. With a duration of two years and 20 places available, PROCISA results in a master’s dissertation, presenting the results of the research carried out by the student, as well as an educational product, i.e. a proposal for the practical application of the study developed, offered to society as an instrument to aid teaching practices or problem-solving.
PROCISA is organized into two lines of research, to which its 12 professors are linked, all of them doctors with experience in different areas of knowledge:
- Concepts, theories and teaching-learning methods in health and environmental sciences.
- Integrated public policies and the teaching of health and environmental sciences.
Come and transform education with us! Get to know the Professional Master’s Degree at Faculdade Dinâmica and make a difference.
A estrutura curricular é composta por disciplinas obrigatórias e optativas, prática de ensino supervisionada, desenvolvimento de uma dissertação de mestrado e um produto educacional. As disciplinas contemplam conteúdos como ética, filosofia da ciência, métodos de ensino e políticas pública. Em geral, permeiam o conteúdo das duas linhas de pesquisa do PROGRAMA:
- Conceitos, Teorias e Métodos de Ensino-Aprendizagem:Focado no desenvolvimento de métodos inovadores para o ensino de ciências da saúde e do ambiente.
- Políticas Públicas Integradas e Ensino:Voltado para o estudo e implementação de políticas públicas que promovam a educação nas áreas de saúde e ambiente.
O perfil esperado do egresso do mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente da Faculdade Dinâmica consiste nas capacidades de:
- Articular o conjunto de conhecimentos teórico-prático na problematização e desenvolvimento de ações pedagógicas em espaços formais, informais e não-formais de ensino.
- Atuar com ética, perspectiva crítica e dinamismo na seleção e na utilização de recursos didático-pedagógicos em sua área de conhecimento, nível de atuação (Educação Básica e Superior) e ou ambiente de trabalho.
- Acompanhar as mudanças científicas e tecnológicas que geram novas formas de abordagem de conceitos e atuação interdisciplinar.
- Valorizar todas as modalidades de conhecimento, reconhecendo a importância das relações entre os saberes científico, do senso comum, filosófico e religioso.
- Planejar, elaborar, implementar e avaliar soluções a problemas do seu campo de atuação, buscando produzir inovações sociais e conhecimentos na área de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
The profile expected of graduates from the master’s degree in Teaching Health and Environmental Sciences at the Faculdade Dinâmica consists of the following skills:
-Articulate the set of theoretical and practical knowledge in the problematization and development of pedagogical actions in formal, informal and non-formal teaching spaces.
-Acting with ethics, a critical perspective and dynamism in the selection and use of didactic-pedagogical resources in their area of knowledge, level of activity (Basic and Higher Education) and/or work environment.
-Keeping up with scientific and technological changes that generate new ways of approaching concepts and interdisciplinary action.
-Valuing all forms of knowledge, recognizing the importance of the relationship between scientific, common sense, philosophical and religious knowledge.
-Plan , design, implement and evaluate solutions to problems in their field, seeking to produce social innovations and knowledge in the area of Health and Environmental Sciences Teaching.
O perfil esperado do egresso do mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente da Faculdade Dinâmica consiste nas capacidades de:
- Articular o conjunto de conhecimentos teórico-prático na problematização e desenvolvimento de ações pedagógicas em espaços formais, informais e não-formais de ensino.
- Atuar com ética, perspectiva crítica e dinamismo na seleção e na utilização de recursos didático-pedagógicos em sua área de conhecimento, nível de atuação (Educação Básica e Superior) e ou ambiente de trabalho.
- Acompanhar as mudanças científicas e tecnológicas que geram novas formas de abordagem de conceitos e atuação interdisciplinar.
- Valorizar todas as modalidades de conhecimento, reconhecendo a importância das relações entre os saberes científico, do senso comum, filosófico e religioso.
- Planejar, elaborar, implementar e avaliar soluções a problemas do seu campo de atuação, buscando produzir inovações sociais e conhecimentos na área de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
The profile expected of graduates from the master’s degree in Teaching Health and Environmental Sciences at the Faculdade Dinâmica consists of the following skills:
-Articulate the set of theoretical and practical knowledge in the problematization and development of pedagogical actions in formal, informal and non-formal teaching spaces.
-Acting with ethics, a critical perspective and dynamism in the selection and use of didactic-pedagogical resources in their area of knowledge, level of activity (Basic and Higher Education) and/or work environment.
-Keeping up with scientific and technological changes that generate new ways of approaching concepts and interdisciplinary action.
-Valuing all forms of knowledge, recognizing the importance of the relationship between scientific, common sense, philosophical and religious knowledge.
-Plan , design, implement and evaluate solutions to problems in their field, seeking to produce social innovations and knowledge in the area of Health and Environmental Sciences Teaching.