No dia 10 de dezembro, a Escola do Legislativo Vereador José Mauro Raimundi entregou os certificados aos estudantes do Parlamento Jovem 2018. A cerimônia aconteceu no Plenário João Mayrink com a presença dos alunos, familiares, vereadores, professores e diretores das Escolas Estaduais Professor Antônio Gonçalves Lanna e Caetano Marinho e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Avançado Ponte Nova e do Prof. Wagner Gomides, Coordenador de Extensão e Cultura da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, que é parceira do projeto desde o início das atividades.
O coordenador Geral da Escola do Legislativo e presidente da Câmara de Ponte Nova, Leo Moreira (PHS) e os coordenadores técnico e de ensino da Escola do Legislativo, vereador Hermano (PT), e Jaime Santos, respectivamente, destacaram a importância do jovem na política, a participação das escolas e o aprendizado para a vida. Jaime fez uma breve apresentação do que foi o Parlamento Jovem 2018 e falou das expectativas para o próximo ano.
A oradora da turma, Lavynia Moreira, estudante do IFMG, ressaltou a parceria, o diálogo e o comprometimento dos alunos e da Escola do Legislativo Vereador José Mauro na discussão do tema proposto e a contribuição para a busca de soluções. Também parabenizou o coordenador de ensino, Jaime
Projetos
Estudantes do ensino médio de Ponte Nova e de mais 80 municípios mineiros, inseridos nos 16 polos regionais, participaram, de 19 a 21 de setembro, da etapa final do Parlamento Jovem, na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. Do total de estudantes, 120 discutiram propostas em grupos de trabalho (GT) a fim de priorizar as que seriam votadas e aprovadas na plenária estadual, ocorrida no dia 22 de setembro. Cada grupo trabalhou um subtema: “Violência Doméstica e Familiar” (GT1), “Violência nos espaços institucionais de poder” (GT2) e “Violência e assédio sexual” (GT3).
Das 12 propostas priorizadas, seis foram aprovadas para a Plenária final, havendo ainda a inclusão de outras seis novas sugestões. As propostas, que compõem o documento final do encontro, foram entregues à gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz, para encaminhamento à Comissão de Participação Popular. Ponte Nova esteve representada pelos alunos Jhosephe Shewdom de Almeida e Lavynia Moreira, ambos do IFMG.
Em 2018, a Câmara de Juiz de Fora foi a responsável por coordenar o Polo Zona da Mata II e Caparaó, na qual estiveram presentes as cidades de Ponte Nova, Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Tombos, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
Fonte: http://www.pontenova.mg.leg.br/