Notícias

Curso de Contábeis promove debate sobre nova matriz curricular e conexão ao mercado

Publicado em 21 de outubro de 2024

O Dia do Professor (15/10) para o Curso de Ciências Contábeis da Dinâmica foi especial. Alunos e docentes se reuniram em prol de um objetivo importante: discutir a atualização da matriz curricular para uma formação cada vez mais conectada ao mercado.

Com o tema “Matriz Participativa”, o evento destacou as novas mudanças que têm como foco principal as competências e habilidades necessárias para que os formandos em Ciências Contábeis estejam melhor preparados para o mercado de trabalho.

O encontro começou com a apresentação do documento elaborado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), intitulado “Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Contábeis: comentada”. Este documento está sendo utilizado pelo Curso, além das tratativas iniciadas com o Núcleo Estruturante Docente (NDE) e o colegiado do para reformulação da Matriz Curricular.

As alunas Gabrielam Brum, Carolainy Oliveira e Kelly Conegundes apresentaram uma análise sobre a visão acadêmica e práticas de ensino em comparação ao mercado de trabalho. Elas discutiram a necessidade de mudanças, bem como o perfil desejado por empresas e escritórios de contabilidade que oferecem oportunidades, mas exigem um comportamento diferenciado dos alunos, com maior foco e maturidade profissional, além de competências técnicas e habilidades.

As alunas Camila Passos e Luana Lazarini analisaram os desafios e obstáculos enfrentados pelos alunos no início do Curso. Já os alunos Rafael Augusto, João Henrique, Suvelyn e Lavinia, abordaram os interesses e expectativas dos alunos para os próximos períodos. Os discentes Jean e Lívia, do 8º período, compartilharam perspectivas sobre a futura atuação profissional, expectativas em relação ao mercado e sugeriram melhorias na matriz curricular.

Uma roda de conversa temática foi promovida para a discussão sobre as mudanças necessárias. O evento foi finalizado com uma celebração e um lanche especial preparado pelos alunos em homenagem aos professores.

MAIS FOTOS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support