A última Formação Docente do Curso de Ciências Contábeis da Dinâmica trouxe um tema tão importante para a graduação que contou até com a participação de alunos que estão concluindo o Curso.
Realizada no último dia 9, a Formação promoveu a palestra “Explorando Novas Modalidades de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): Para Além das Revisões de Literatura”, que foi ministrada pelas professoras doutoras Francely Castro e Emília Pio, ambas do Curso de Fisioterapia da Dinâmica.
As palestrantes trataram de maneira clara e objetiva sobre modalidades alternativas ao tradicional formato de revisão de literatura, destacando a Pesquisa Aplicada, que inclui relatos de experiência e pesquisas com dados secundários. Também foram apresentadas as vantagens de trabalhar com Dados Secundários, que são informações coletadas previamente por outros pesquisadores e disponibilizadas publicamente, úteis para mapear cenários e gerar insights valiosos. Já o Relato de Experiência, muito comum na área da saúde, também foi abordado como uma alternativa, sendo um método exploratório, descritivo e qualitativo que pode ser aplicado em outras áreas.
A formação ressaltou a importância de apresentar resultados concretos no TCC, com a inclusão de dados, discussão à luz da literatura científica e conclusões que embasam decisões acadêmicas e profissionais. A iniciativa busca incentivar alunos e professores a explorarem diferentes metodologias, ampliando as possibilidades de construção de conhecimento dentro da graduação.
Essa palestra foi mais uma das ações do curso de Ciências Contábeis para enriquecer a experiência acadêmica e garantir que os alunos estejam bem preparados para os desafios profissionais.