Cursos de Direito e Fisioterapia juntos? Sim! Na última quinta-feira (26), acadêmicos e professores participaram de uma palestra intercursos sobre uma temática que envolve as duas áreas: “A pessoa com deficiência sob a ótica biopsicossocial”.
A palestra foi ministrada pela advogada de Pessoas com Deficiência (PCDs) raras Dra. Betânia Oliveira Andrade, que apresentou um breve histórico sobre a visão social das PCDs na sociedade até chegar à abordagem biopsicossocial. Ela também destacou sobre a forma correta de se referir às pessoas com deficiência – e não pessoas portadoras de deficiência.
Durante a palestra, Betânia ressaltou sobre políticas públicas que as PCDs têm direito e compartilhou experiências sobre sua atuação na advocacia especializada sobre o assunto. Ela também deu dicas aos alunos sobre a área profissional.
O público pôde interagir com a palestrante e tirar dúvidas sobre o assunto.
O professor do Curso de Dierito Leilson Viana e de Fisioterapia Francely Castro destacaram a importância da interdisciplinaridade entre as áreas.
O modelo biopsicossocial, que integra a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), da Organização Mundial da Saúde, é trabalhado na disciplina de Saúde Funcional da Fisioterapia e no Direito das Pessoas com Deficiência.
Foi uma palestra enriquecedora e que ampliou a visão sobre as profissões e a área de atuação para os acadêmicos dos dois cursos.