As cinco aulas da disciplina Métodos de Ensino-Aprendizagem das Ciências da Saúde e do Ambiente, que faz parte do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA), foram concluídas no último dia 20 de abril. Durante o encerramento, a prática de Yoga no átrio da Dinâmica foi um dos destaques.
De acordo com a professora Lorena Souza e Silva, a disciplina trata, em linhas gerais, sobre os métodos de ensino-aprendizagem em espaços formais e não formais de ensino. Como atividade avaliativa, no último dia os alunos lecionaram uma aula sobre um tema que escolhessem, a fim de serem avaliados quanto ao planejamento, métodos utilizados e conhecimentos a respeito do tema.
“A atividade durante a disciplina possibilitou a construção e socialização de saberes e também possibilitou aos alunos a experiência de vivenciarem um momento como ‘professores’ e não como expectadores”, explica Lorena.
Ainda segundo a professora, outros temas apresentados pelos alunos foram “Acidente Vascular Encefálico – AVE”; “Câncer de mama”; “Competências socioemocionais”; “Discutindo as contribuições da educação em saúde no cuidado aos usuários com condições crônicas”; “Avaliação multiprofissional da PCDI na perspectiva biopsicossocial”; e “Câncer do colo do útero e exame preventivo”.
A aula ocorre anualmente no primeiro semestre, tem duração de 30 horas, sendo seis encontros durante cinco dias.
O PROCISA é o curso ideal para o profissional preocupado com as práticas de ensino e transmissão do conhecimento voltadas às Ciências da Saúde ou do Ambiente (não apenas o meio ambiente natural, mas também produtos da intervenção humana – ambiente escolar, histórico, político etc).