Um dos mais recentes artigos científicos publicados na Revista Saúde Dinâmica apresenta um levantamento importante sobre os fatores que podem predispor a ocorrência de lesões por pressão, um tipo de ferida ou dano na pele ou tecido geralmente em regiões de proeminência óssea após tempo de imobilidade e pressão contínua. O trabalho foi desenvolvido pela acadêmica do Curso de Enfermagem da Dinâmica Milena Anselmo Lopes e orientado pelo professor Fábio Braga Teixeira.
Segundo Milena, seu artigo “Fatores predisponentes para o desenvolvimento de Lesão por Pressão: revisão integrativa” teve o objetivo de discernir os fatores que exercem influência no desenvolvimento das lesões, dada sua natureza em grande parte prevenível e sua importância como indicador de qualidade na assistência de enfermagem.
“Embora a escala de Braden seja mundialmente reconhecida por avaliar cinco fatores de risco para as lesões, o estudo identificou 58 fatores relevantes. Notavelmente, os fatores com maior incidência neste estudo, tempo de internação e idade, não fazem parte da composição original da escala. Essa constatação levanta a hipótese de uma possível necessidade de adaptação, destacando a complexidade e a diversidade dos fatores contribuintes para o desenvolvimento das lesões por pressão”, explica Milena.
Para a acadêmica, a publicação na Revista representa um estímulo para o desenvolvimento de novas pesquisas. “Estou extremamente feliz e aliviada por alcançar essa meta pessoal. O sentimento é de missão cumprida. Agora, estou ainda mais motivada para realizar mais pesquisas e contribuir com evidências científicas para minha área. Já estou trabalhando em um novo projeto e vejo isso como uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além de uma construção significativa para o meu currículo”, avaliou.
O trabalho na íntegra está disponível no site da Revista Saúde Dinâmica.
Parabéns, Milena e Professor Fábio, pelo desenvolvimento deste trabalho!