A convite da professora Marcela Toledo Duarte, na tarde desta terça-feira, 29/11, a acadêmica do 7º período do curso de Medicina Caroline Araújo Lima palestrou para os alunos do 1º período na aula da disciplina de Linguagens e Tecnologias da Comunicação I.
A palestra teve como objetivo enfatizar a relevância da pesquisa e da produção científica desde os períodos iniciais da graduação. Através de seus relatos de experiência na produção e publicação de mais de 40 artigos científicos, como participante de vários congressos e como bolsista do PIBIC (programa de bolsas de iniciação científica da Faculdade Dinâmica), Caroline enfatizou a importância da escrita acadêmica e da pesquisa para o aprendizado e como o desenvolvimento dessas atividades contribui em processos seletivos, incluindo a residência médica.
Além da constância nos estudos, ela ainda reforçou a necessidade do planejamento e de estabelecer uma rotina em que seja possível incluir atividades físicas regulares, momentos de lazer e descanso para o melhor aproveitamento do curso.
Importante ressaltar que a acadêmica concorre ao prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” na categoria “Meninas na Ciência”, dedicada às jovens e futuras cientistas do País.
Ao final da sua fala os alunos puderam fazer perguntas e, em seguida, ela ofereceu aos presentes um guia de produção acadêmica e sorteou dois alunos para monitorar no desenvolvimento de atividades que podem auxiliar na pontuação necessária no processo de residência médica.
Foi um momento muito rico de troca e de demonstração do quanto é importante e necessário o fazer científico e sua contribuição para a formação pessoal, acadêmica e profissional.