Apenas 28% dos trabalhadores de Ponte Nova não temem ficarem desempregados, de acordo com a nova edição do Índice de Medo do Desemprego (IMD-Ponte Nova) referente ao mês de junho. O estudo foi publicado pela Faculdade Dinâmica na última quarta-feira (6).
Em contrapartida, 72% dos trabalhadores têm pelo menos algum receio de serem afetados pelo desemprego. Desse total, 30% estão com muito medo de ficarem sem trabalho.
Para a apuração dos resultados, a pesquisa entrevistou, por meio de questionário, 76 trabalhadores. Todos responderam a seguinte pergunta: Com relação ao desemprego, pensando no(a) Sr.(a) e nas pessoas de sua família, o(a) Sr.(a) diria que: 1. Está com muito de ser afetado pelo desemprego; 2. Está com um pouco de medo; e 3. Não está com medo”.
Além do IMD do mês de junho, no site da Dinâmica é possível acessar os outros índices que compõe o relatório: Índice de Confiança Empresarial, Índice de Confiança do Consumidor e Índice de Satisfação com a Vida.
O estudo
Esta é a sexta edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em fevereiro, com dados referentes a janeiro de 2022.
O curso de Ciências Contábeis já acompanha e publica, desde 2017, o Índice de Preços ao Consumidor de Ponte Nova (IPC-Ponte Nova). A partir do mês de fevereiro de 2022, passou a publicar ainda os quatro índices, que também servem para saber o que pensam os empresários e consumidores em relação às expectativas da economia local.
Além da informação de interesse público, o estudo é mais uma forma dos estudantes do curso colocarem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Eles exercitam o planejamento e a execução de pesquisas de campo, metodologia, aplicação e processamento dos dados.