A nova edição do Índice de Confiança Empresarial de Ponte Nova (ICE-Ponte Nova), publicado pela Faculdade Dinâmica nessa quarta-feira (6), apontou uma tendência de investimentos dos empresários nos diversos segmentos já nos próximos meses.
Para a realização da pesquisa referente ao mês de junho, 52 empresários responderam a questionários sobre as expectativas e a situação das áreas de atuação das empresas. 42% têm expectativas de que o nível de vendas irá subir nos próximos três meses. Quando perguntados sobre as perspectivas para o segmento empresarial, 64% acreditam que haverá uma melhora.
Em relação à inadimplência, 38% consideram que irá reduzir, enquanto 37% acreditam que haverá uma estabilização.
O otimismo da classe também pode ser observado nas respostas sobre os investimentos nas empresas durante os próximos três meses: 75% dos entrevistados pretendem investir no ramo.
O ICE Ponte Nova compõe o relatório de quatro índices econômicos e termômetros sociais apurados pelo curso de Ciências Contábeis em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor e com bolsistas da Dinâmica e de outras instituições.
Além do ICE do mês de junho, no site da Dinâmica é possível acessar os outros índices que compõe o relatório: Índice de Confiança do Consumidor, Índice de Medo do Desemprego e Índice de Satisfação com a Vida.
O estudo
Esta é a sexta edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em fevereiro, com dados referentes a janeiro de 2022.
O curso de Ciências Contábeis já acompanha e publica, desde 2017, o Índice de Preços ao Consumidor de Ponte Nova (IPC-Ponte Nova). A partir do mês de fevereiro de 2022, passou a publicar ainda os quatro índices, que também servem para saber o que pensam os empresários e consumidores em relação às expectativas da economia local.
Além da informação de interesse público, o estudo é mais uma forma dos estudantes do curso colocarem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Eles exercitam o planejamento e a execução de pesquisas de campo, metodologia, aplicação e processamento dos dados.