A inflação, em Ponte Nova, deve aumentar nos próximos três meses, segundo avaliação de 61% dos consumidores locais entrevistados para o Índice de Confiança do Consumidor (ICC Ponte Nova), em junho. Outros 24% acreditam que aumentará muito. Os resultados da pesquisa foram divulgados nesta quarta-feira (6) pela Faculdade Dinâmica.
Para o cálculo do mais recente índice, que apresenta o cenário do mês de junho, foram entrevistados 38 consumidores locais entre os dias 10 e 20 do último mês. Eles responderam a um questionário com seis perguntas.
Além da inflação, 61% acreditam que a taxa de desemprego, em Ponte Nova, não terá alteração nos próximos três meses; 79% também não têm expectativas de alterações na renda pessoal; e 53% permanecem com a mesma quantidade de dívidas do que tinham há três meses.
O ICC Ponte Nova compõe o relatório de quatro índices econômicos e termômetros sociais apurados pelo curso de Ciências Contábeis em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor e com bolsistas da Dinâmica e de outras instituições.
Além do ICC do mês de junho, no site da Dinâmica é possível acessar os outros índices que compõe o relatório: Índice de Confiança Empresarial (ICE), Índice de Medo do Desemprego (IMD) e Índice de Satisfação com a Vida (ISV).
O estudo
Esta é a sexta edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em fevereiro, com dados referentes a janeiro de 2022.
O curso de Ciências Contábeis já acompanha e publica, desde 2017, o Índice de Preços ao Consumidor de Ponte Nova (IPC-Ponte Nova). A partir do mês de fevereiro de 2022, passou a publicar ainda os quatro índices, que também servem para saber o que pensam os empresários e consumidores em relação às expectativas da economia local.
Além da informação de interesse público, o estudo é mais uma forma dos estudantes do curso colocarem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Eles exercitam o planejamento e a execução de pesquisas de campo, metodologia, aplicação e processamento dos dados.