Depois de aprenderem a teoria nas aulas da disciplina Enfermagem na Urgência e Emergência, ministrada para o 7º período do curso de Enfermagem, os acadêmicos participaram de um treinamento realístico nessa quarta-feira (15).
Os estudantes simularam, em dois ambientes, o resgate de vítimas de acidentes de trânsito. Na primeira parte do treinamento, que ocorreu numa rua próxima à faculdade, a vítima resgatada estava no interior de um carro. Já na segunda etapa, realizada no átrio da faculdade, foi a vez de socorrer uma vítima de acidente com motocicleta.
“Eles aprenderam a retirar uma vítima de acidente com capacete, simulando um acidente de moto. Nós fizemos uma simulação lá fora de um acidente de carro para retirar a vítima do carro e fazer o ABCDE do trauma, em que o A é estabilizar a cervical e abrir via aérea, o B ventilação e respiração, o C circulação e hemorragia, o D nível de consciência e o E é exposição da vítima para ver se não tem nenhum sangramento interno que a gente não está vendo para conseguir levar essa vítima para um pronto socorro com segurança”, explica a professora e coordenadora do curso de Enfermagem, Vanessa Alves.