A Faculdade Dinâmica publica, nesta sexta-feira (10), a quinta edição do relatório de índices econômicos e termômetros sociais referente ao mês de maio de 2022. Neste novo estudo, além dos tradicionais indicadores, há também pesquisas extras sobre o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
O relatório contém as informações sobre a metodologia da pesquisa e os resultados obtidos, que formam os índices de Confiança do Consumidor (ICC), de Confiança Empresarial (ICE), de Medo do Desemprego (IMD) e de Satisfação com a Vida (ISV).
Os dados evidenciam que quase metade dos entrevistados não devem comprar nada. Mas quem vai presentear tende a investir em roupas, joias e cosméticos.
Destaque também para a expectativa dos empresários, que avaliam que irão aumentar as vendas nos próximos três meses. Quase metade deles considera que a inadimplência no município estabilizou e 83% dos entrevistados estão promovendo investimentos nas empresas atualmente.
Já o consumidor, no mês de maio, apresentou um perfil mais preocupado. 76% não têm expectativas de mudar a situação da renda nos próximos três meses. Além disso, 62% acreditam que a inflação vai aumentar no município.
Para a apuração dos indicadores, os pesquisadores aplicaram questionários entre os dias 10 e 20 de maio. Foram ouvidos consumidores e empresários de Ponte Nova. Os detalhes sobre a metodologia e os resultados estão disponíveis na íntegra do estudo, que pode ser acessado no site da Faculdade Dinâmica. No site também é possível acessar o histórico das outras edições.
O estudo
Esta é a quinta edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em fevereiro, com dados referentes a janeiro de 2022.
O curso de Ciências Contábeis já acompanha e publica, desde 2017, o Índice de Preços ao Consumidor de Ponte Nova (IPC-Ponte Nova). A partir do mês de fevereiro de 2022, passou a publicar ainda os quatro índices, que também servem para saber o que pensam os empresários e consumidores em relação às expectativas da economia local.
Além da informação de interesse público, o estudo é mais uma forma dos estudantes do curso colocarem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Eles exercitam o planejamento e a execução de pesquisas de campo, metodologia, aplicação e processamento dos dados.