Os estudantes do curso de Farmácia participaram, no último dia 12, do primeiro ciclo de formação de 2022 do Programa de Educação Aplicada (PEA). Foi uma oportunidade para desenvolver e manipular formulações cosméticas, além de colocar em prática os conteúdos ensinados em sala de aula ao mesmo tempo em que experimentaram os processos laboratoriais.
O PEA integra a disciplina de Práticas Extensionistas. Para este semestre, a proposta é que os estudantes do 5°, 7° e 9° período trabalhem com o desenvolvimento de formulações cosméticas.
Durante o encontro, que teve as atividades conduzidas pelas professoras Cristina Mayrink e Fernanda Boroni, foram criadas e manipuladas quatro formulações piloto de sabonete esfoliante facial e hidratante facial para pele oleosa.
Já no próximo ciclo, as produções serão avaliadas quanto à viscosidade, aspecto, cheiro e sensorial quando aplicas sobre a pele. Com os resultados obtidos, serão propostas novas alterações para que se alcance um produto seguro, funcional e de elevada qualidade.
Os estudantes do 1° e 3° período tiveram a oportunidade de manipular formulações que já fazem parte do portfólio de produtos do PEA. Num ambiente de muito aprendizado, a professora Cristina aplicou os conhecimentos da química no processo de fabricação de sabão ecológico e álcool em gel.