Os estudantes do 1º do período do curso de Medicina da Faculdade Dinâmica realizaram um encontro com a Coordenação de Atenção Primária em Saúde do Município de Ponte Nova. A reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), na manhã desta quinta-feira (17).
Segundo a coordenadora do setor da SEMSA, Vanessa Amaral, o encontro serviu para a apresentação aos estudantes do funcionamento da atenção básica em saúde no município. “O Curso de Medicina da Dinâmica perpassa por todos os cenários dentro do município. Ter esse contato, pelo menos essa visão de como é construída essa rede no município, é importante. Primeiro, para o aluno, nesse processo formativo, e para nós, enquanto cenários da saúde de assistência”, avaliou.
Vanessa ainda destaca que a metodologia do curso, em parceria com a Prefeitura, permite ao aluno da Dinâmica o contato direto com os serviços de saúde, desde o 1º período da graduação. “O curso é construído colocando o aluno do 1º até o último período já em cenário de prática. Então, esses alunos que já estão aqui no primeiro período já vão estar acessando os dispositivos dentro do município: o PSF, a própria gestão, alguns momentos em ambulatório e aí, mais para frente, os hospitais, enfim, toda a rede de serviços”, disse.
A parceria entre o poder público e a instituição gera resultados positivos para a população, que conta com um atendimento atento às necessidades individuais. “Já é comprovado que a assistência e o ensino têm essa associação e essa relação direta. Então, fazer isso é garantir já a formação de profissionais com um olhar diferenciado sobre o território. Então, sim, tem a ver com o usuário na centralidade desse processo de cuidado”, afirma Vanessa.
A reunião dos alunos com os funcionários da SEMSA foi acompanhada pelo professor Gian Batista e pela assistente social Nayara Rubio.