Na manhã desta terça-feira (30) as professoras Júnea Fonte, Emília Pio e Francely Castro deram início as ações de capacitação de profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ponte Nova com o treinamento prático de montagem do sistemas de oxigenoterapia, dispositivos de oferta e titulação do oxigênio através da oximetria.
A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio em uma quantidade maior da que existe no ar ambiente que respiramos e tem como objetivo garantir a oxigenação dos tecidos do corpo. Esta terapia de suplementação é indicada quando se identifica baixo nível de oxigênio no sangue. Na COVID-19 a queda da oxigenação, que é umas das características da doença, é identificada por meio de um oxímetro e demanda a utilização de oxigênio suplementar.
Além da capacitação, o curso de Fisioterapia da Faculdade Dinâmica ficará responsável pela elaboração do protocolo de oxigenoterapia e desenvolvimento de uma cartilha para a rede de atenção primária do município.
Nessa etapa foram capacitados 15 enfermeiros e 4 fisioterapeutas do NASF. Também participaram do treinamento os acadêmicos Laís de Brito, Luana Aparecida, João Marcos Carvalho, Guilherme Silva e Luana Almeida.
A Faculdade Dinâmica está presente em diversas frentes de enfrentamento da COVID 19 no município de Ponte Nova. Profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros) e acadêmicos da Faculdade Dinâmica atuam na linha de frente no atendimento a pacientes em unidades de saúde e hospitais do município.