A enfermagem é a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. É indispensável em todos os setores onde se tem cuidado com a saúde. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas e psicólogos, entre outros). É responsável desde os cuidados mínimos como (auxílio em higiene, alimentação) quanto a cuidados de alta complexidade (como preparado e administração de medicamentos, estabelecimentos de diagnósticos de enfermagem e realização de plano de cuidados).

Há diversos campos de atuações para a enfermagem que se baseiam em ensino, pesquisa, atenção à saúde e gestão. O enfermeiro pode atuar em: saúde coletiva, unidades hospitalares, home care, clínicas, gestão de secretarias de saúde, empresas, unidades móveis, entre outros.

O curso de enfermagem da faculdade dinâmica segue as diretrizes curriculares do Curso de Graduação de enfermagem onde o conhecimento adquirido é voltado para que o estudante desenvolva habilidades e competências no exercício de sua profissão o fazendo ser um enfermeiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício profissional de enfermagem, com base em todo rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos.

A faculdade conta com profissionais qualificados para a formação do estudante. Conta com aulas teóricas – práticas que envolvam o aluno com todo o processo de saúde/doença o tornando capaz de ter senso de responsabilidade, conhecimento, compromisso social promovendo saúde integral o se humano.

A Faculdade Dinâmica vem trabalhando para garantir a qualidade do ensino, proporcionando aos alunos uma infra-estrutura de laboratórios bem equipados e professores qualificados. Pesquisando sempre o mercado de trabalho, para proporcionar aos alunos um conhecimento atual, para podermos lançar no mercado de trabalho profissionais com qualidade.

Formação profissional: Introdução a enfermagem; ética na enfermagem; enfermagem, meio e cidadania; processo de enfermagem I e II; Fundamentos do Cuidar em Enfermagem I e II, Práticas do Cuidar em Enfermagem I, II, III, IV, V e VI; Enfermagem na Assistência a Saúde do Adulto e Idoso I e II; Enfermagem na Assistência a Saúde da Mulher I e II; Enfermagem na Assistência a Saúde da Criança e Adolescente I e II; Administração de Enfermagem I e II; Enfermagem nas Ações da Saúde Coletiva e Vigilância em Saúde; Enfermagem, Nutrição e Dietética; Políticas de Saúde; Enfermagem na Administração de Medicamentos; Enfermagem em Centro Cirúrgico; Enfermagem na Urgência e Emergência; Trabalho de Conclusão de Curso; Enfermagem na Central de Material e Esterilização e Controle de Infecção; Enfermagem em Terapia Intensiva; Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica; Assistência de Enfermagem na Saúde da Família; Estágio Supervisionado I e II.

Formação básica: Anatomia I e II; Citologia e Histologia; Psicologia Aplicada a Saúde; Metodologia da Pesquisa; Português; Embriologia e Genética; Fisiologia; Biofísica; Microbiologia; Farmacologia; Parasitologia; Didática Aplicada a Saúde; Bioquímica, Imunologia, Patologia; Epidemiologia e Saúde Coletiva.

Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psicosociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

 

O sudeste do Brasil, é a região que mais emprega enfermeiros, absorvendo 78% desses profissionais. Os mesmos são alocados tanto no setor público quanto no setor privado. A Atenção Primária no serviço público vem se consolidando face à transição do modelo biomédico para o biopsicossocial, e nesse sentido a FADIP também se destaca por primar por essa área na formação acadêmica, o que irá facilitar a inserção do egresso no mercado de trabalho

Na área específica da Saúde, Ponte Nova pertence a macro (30 municípios) e microrregião (21 municípios) de saúde. Além de se enquadrar na Gestão Plena da Atenção à Saúde, com oferta de serviços de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade. É município sede da Superintendência Regional de Saúde, a qual executa serviços de Auditoria, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, além de prestar assessoria técnica aos municípios da macrorregião. Ponte Nova recebe fluxo de pacientes dos vinte municípios da microrregião do Vale do Piranga, e em todos esses atendimentos o paciente perpassa pelo cuidado do enfermeiro.

Vale ressaltar que, além da atenção primária e secundária, Ponte Nova conta com dois grandes Hospitais, sendo que um deles faz parte da rede de urgência e emergência de Minas Gerais, assegurando integralidade da atenção e a resolubilidade dos problemas existentes, sendo um focado em atendimento de urgência e emergência, neurologia, cardiologia, hemodinâmica, centro de terapia intensiva adulto, ortopedia e trauma e o outro em oncologia, nefrologia, obstetrícia, unidade de terapia intensiva referência em neonatologia e maternidade. Esses hospitais, pelo caráter referencial que possuem na macrorregião do Vale do Piranga, absorvem os egressos da Instituição desde a primeira turma formada em 2015.

e-Book
Pensou em fazer Enfermagem?
Saiba tudo sobre a carreira,
o curso e o mercado de trabalho!

Baixe agora
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support