contato@faculdadedinamica.com.br
31 3817-2010 | 3817-4441
9ded7450dec565dad253e780539ec0e4.jpg

O Curso de Direito da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga foi autorizado pela Portaria MEC nº 1336, de 18 de julho de 2006, publicada no DOU de 19 de julho de 2006, tendo suas atividades iniciadas no segundo semestre 2006. O Curso de Direito da Faculdade Dinâmica propõe formar um Bacharel em Direito com conhecimento sólido e formação geral, humanística e axiológica e, também, com interdisciplinaridade nas áreas jurídicas e nos outros ramos do saber, comprometido com as necessidades sociais, capaz de um desempenho profissional pautado em princípios éticos, preparado para uma atuação diversificada. Esse profissional terá competências para produzir, difundir e utilizar conhecimentos e procedimentos da área jurídica em diferentes contextos que demandam a capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, avaliação e intervenção em processos jurídicos.Além disso, busca-se incutir no aluno a adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais para a promoção da qualidade de vida das pessoas e para construção de uma sociedade mais justa, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

Pelas características da microrregião de Ponte Nova, onde a Faculdade Dinâmica se insere, trata-se de uma região bastante populosa, mas que é desprovida de instituições de ensino superior. Ela está compromissada a se integrar não só ao contexto cultural local, mas também regional, contribuindo direta e indiretamente para a solução de problemas emergentes existentes em seu universo social de atuação, melhorando cada vez mais seu perfil populacional externo e interno.

O Curso de Direito da Faculdade Dinâmica está estruturado em 10 (dez) períodos de duração, apresentando uma Matriz Curricular de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Tem como importante preocupação a relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, oferecendo uma formação fundamental, sócio-política, técnico-jurídica e prática que atenda as expectativas dos futuros profissionais e da instituição.

Entendendo que seu curso destina-se ao ensino das disciplinas jurídicas, e que a pesquisa e a extensão são indispensáveis à educação jurídica, acredita na aprendizagem do conhecimento novo como fundamental para o futuro profissional na percepção e participação de transformações sociais e do Direito. Nesse particular, o perfil de seus programas de extensão delineia as formas pelas quais a participação nas questões jurídico sociais da comunidade pode ser concretizada.

Assim, o curso de graduação em Direito da Faculdade Dinâmica visa formar profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas jurídicas, como a Advocacia Pública e Privada, a Magistratura, o Ministério Público, a Defensoria Pública, além de outros cargos exclusivos de bacharéis em Direito e o próprio Magistério Superior.

A abrangência destas atividades, expostas de modo exemplificativo, demonstra que o curso não pode centrar-se de forma exclusiva em determinadas áreas do conhecimento jurídico, muito embora deva proporcionar ao aluno conhecimento básico ou formação nuclear aliada à formação ético-humanística, numa esfera profissionalizante de feição plural e compatível com sua futura atuação no mercado de trabalho, permitindo, ademais, opção em áreas particularizadas do conhecimento de acordo com seus interesses e habilidades.

É, ainda, missão da Faculdade Dinâmica, produzir, intermediar e disseminar conhecimento em todas as suas formas, proporcionando aos seus alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam a inserção no mundo profissional, a plena atuação na vida cidadã e os meios para continuar apreendendo.

Há de se considerar também que constitui alvo de atenção da IES, para além do corpo discente, conceder ao curso de Direito a finalidade de garantir os direitos da cidadania, com políticas de assistência à população carente através de seu Núcleo de Prática Jurídica, com serviços de orientação jurídica e assistência jurídica gratuita.

Vale ressaltar ainda que, para que tais objetivos sejam concretizados, a Faculdade Dinâmica tem viabilizado convênios com órgãos públicos tais como Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeituras e Secretarias Municipais de Ponte Nova e região, inclusive, buscando a implantação do Juizado Especial de Conciliação em suas instalações físicas.

É, também, parte do perfil do curso de Direito da Faculdade Dinâmica promover e fomentar a cultura na sociedade da sua área de inserção geográfica, que é carente de eventos, com o desenvolvimento de programação de educação continuada e eventos jurídicos (seminários, congressos, palestras e cursos de extensão), os quais são abertos para toda a comunidade.

Ante tal perfil, conclui-se que o presente curso traz benefícios para a comunidade na qual se insere, bem como para a sociedade da microrregião de Ponte Nova, uma vez que significa acesso ao curso superior e à Justiça, além de atender aos anseios da população em torno da IES que vislumbra melhores condições de vida.

Por fim, esclarece-se que toda coerência dos procedimentos pedagógicos apresentados no PPC do curso de Direito da Faculdade Dinâmica, demonstram a plena articulação dos documentos formais da IES com as Diretrizes Curriculares Nacionais e legislação vigente. Deste modo, as necessidades profissionais e sociais, as competências e habilidades adquiridas e/ou desenvolvidas durante o curso, expressam a política de ação institucional, claramente perceptível para toda a comunidade interna da IES.

Portaria nº 1.336, de 18 de Julho de 2006 - Autorização de Funcionamento do Curso.

Portaria nº 39, de 19 de Abril de 2012 - Reconhecimento do Curso pág 01 de 02.  

Portaria nº 39, de 19 de Abril de 2012 - Reconhecimento do Curso pág 02 de 02. 

Portaria n° 575, de 30 de setembro de 2016 - Renovação do Reconhecimento do curso pág 01 de 03.

Portaria n° 575, de 30 de setembro de 2016 - Renovação do Reconhecimento do curso pág 02 de 03.

Portaria n° 575, de 30 de setembro de 2016 - Renovação do Reconhecimento do curso pág 03 de 03.

Portaria n° 268, de 03 de abril de 2017 – Renovação do Reconhecimento do curso.

 

Curso de Direito - Notícias em destaque

Veja o que nossos alunos dizem sobre nós