contato@faculdadedinamica.com.br
31 3817-2010 | 3817-4441
77a480b435d3e5e2eb8addc8c9504463.jpg

O Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga – autorizado pela Portaria MEC nº 302, de 15 de abril de 2015, publicada no DOU de 16 de abril de 2015 – iniciou suas atividades no segundo semestre de 2015, com a perspectiva de que seu egresso tenha uma formação geral, humanista, crítica e reflexiva – o que pressupõe a indissociabilidade entre técnica, ética e responsabilidade social –, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nas esferas individual e coletiva, pautadas na integralidade do cuidado, no compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana. A interdisciplinaridade, a inseparabilidade entre teoria e prática, a estreita articulação entre ensino/pesquisa/extensão, a centralidade do estudante como protagonista do processo ensino-aprendizagem, a íntima vinculação com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o reconhecimento da transversalidade da determinação social do processo saúde-doença são, igualmente, aspectos fundamentais da concepção curricular do Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica.

A cidade de Ponte Nova, MG – onde a Faculdade Dinâmica se insere – e microrregião têm um importante contingente populacional e, especialmente, grande diversidade no que diz respeito ao cuidado em saúde. Desse modo, o Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica está comprometido em contribuir para o desenvolvimento local e regional, na medida em que a trajetória curricular do estudante tem como eixo o reconhecimento das – e a atuação nas – necessidades de saúde dos indivíduos e da coletividade, de acordo com as demandas identificadas pelo setor saúde.

O Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica tem 12 (doze) períodos de duração – subdivididos em três ciclos de dois anos cada –, estando organizado em plena consonância com as normas institucionais e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN-2014). Desse modo, articula as três áreas básicas previstas nas DCN-2014 – Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde –, as quais se constituem como viga mestra da formação do discente. As atividades são organizadas de modo a respeitar a maturidade e o nível de conhecimento dos estudantes, em uma perspectiva construtivista e de aprimoramento contínuo. Com efeito, os discentes já iniciam ações nas unidades do SUS desde o primeiro período, destacando-se que a carga horária prática cresce progressivamente, ao longo dos sucessivos períodos, de modo integrado à fundamentação teórica necessária ao desenvolvimento de todas as competências esperadas para o médico generalista.
Além da imprescindível articulação com o SUS – níveis de atenção primário, secundário e terciário –, a Faculdade Dinâmica dispõe de estrutura privilegiada para o bom desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem. Conta, assim, com Biblioteca atualizada, Laboratório de Informática, Laboratório de Anatomia e Fisiologia, Laboratórios de Habilidades e Laboratórios Multidisciplinares. Destacam-se, também, as atividades de pesquisa e extensão, as quais são desenvolvidas em consonância ao ensino, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

A Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, por tudo isso, tem demonstrado extrema preocupação com a qualidade da formação do seu egresso em Medicina, lançando mão de todos os esforços e medidas cabíveis para que os estudantes tenham excelentes oportunidades de ensino-aprendizagem. Deve ser destacado que a ênfase do curso é a formação generalista – conforme previsto nas DCN-2014 –, a qual qualifica o estudante para aprender a aprender, aprender com autonomia, aprender interprofissionalmente, comprometer-se com seu processo de formação, participar de ações de gerenciamento e administração do sistema de saúde – de modo a promover o bem estar das pessoas e da comunidade –, desempenhar adequadamente todas as tarefas atinentes à atenção integral à saúde, e, sobretudo, para valorizar a vida – com responsabilidade e compaixão –, pressuposto tácito da Medicina, entendida, plenamente, como ciência – e profissão – humana.

Portaria nº 302, de 15 de Abril de 2015 - Autorização de Funcionamento do Curso. 

Curso de Medicina - Notícias em destaque

Veja o que nossos alunos dizem sobre nós

Nossos Laboratórios

Anatomia / Fisiologia

Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório
Laboratório
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório de Anatomia / Fisiologia
Laboratório
Laboratório

Multidisciplinar I

Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar I

Multidisciplinar II

Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar I
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II
Laboratório Multidisciplinar II

Habilidades I

Laboratório de Habilidades I
Laboratório de Habilidades I
Laboratório de Habilidades I
Laboratório de Habilidades I
Laboratório de Habilidades I
Laboratório de Habilidades I
Laboratório de Habilidades I
Laboratório de Habilidades I
Laboratório de Habilidades I
Laboratório de Habilidades I

Habilidades II

Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II
Laboratório de Habilidades II