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Medicina

O Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga – autorizado pela Portaria MEC nº 302, de 15 de abril de 2015, publicada no DOU de 16 de abril de 2015 – iniciou suas atividades no segundo semestre de 2015, com a perspectiva de que seu egresso tenha uma formação geral, humanista, crítica e reflexiva – o que pressupõe a indissociabilidade entre técnica, ética e responsabilidade social –, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nas esferas individual e coletiva, pautadas na integralidade do cuidado, no compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana. A interdisciplinaridade, a inseparabilidade entre teoria e prática, a estreita articulação entre ensino/pesquisa/extensão, a centralidade do estudante como protagonista do processo ensino-aprendizagem, a íntima vinculação com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o reconhecimento da transversalidade da determinação social do processo saúde-doença são, igualmente, aspectos fundamentais da concepção curricular do Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica.

A cidade de Ponte Nova, MG – onde a Faculdade Dinâmica se insere – e microrregião têm um importante contingente populacional e, especialmente, grande diversidade no que diz respeito ao cuidado em saúde. Desse modo, o Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica está comprometido em contribuir para o desenvolvimento local e regional, na medida em que a trajetória curricular do estudante tem como eixo o reconhecimento das – e a atuação nas – necessidades de saúde dos indivíduos e da coletividade, de acordo com as demandas identificadas pelo setor saúde.

O Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica tem 12 (doze) períodos de duração – subdivididos em três ciclos de dois anos cada –, estando organizado em plena consonância com as normas institucionais e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN-2014). Desse modo, articula as três áreas básicas previstas nas DCN-2014 – Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde –, as quais se constituem como viga mestra da formação do discente. As atividades são organizadas de modo a respeitar a maturidade e o nível de conhecimento dos estudantes, em uma perspectiva construtivista e de aprimoramento contínuo. Com efeito, os discentes já iniciam ações nas unidades do SUS desde o primeiro período, destacando-se que a carga horária prática cresce progressivamente, ao longo dos sucessivos períodos, de modo integrado à fundamentação teórica necessária ao desenvolvimento de todas as competências esperadas para o médico generalista.
Além da imprescindível articulação com o SUS – níveis de atenção primário, secundário e terciário –, a Faculdade Dinâmica dispõe de estrutura privilegiada para o bom desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem. Conta, assim, com Biblioteca atualizada, Laboratório de Informática, Laboratório de Anatomia e Fisiologia, Laboratórios de Habilidades e Laboratórios Multidisciplinares. Destacam-se, também, as atividades de pesquisa e extensão, as quais são desenvolvidas em consonância ao ensino, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

A Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, por tudo isso, tem demonstrado extrema preocupação com a qualidade da formação do seu egresso em Medicina, lançando mão de todos os esforços e medidas cabíveis para que os estudantes tenham excelentes oportunidades de ensino-aprendizagem. Deve ser destacado que a ênfase do curso é a formação generalista – conforme previsto nas DCN-2014 –, a qual qualifica o estudante para aprender a aprender, aprender com autonomia, aprender interprofissionalmente, comprometer-se com seu processo de formação, participar de ações de gerenciamento e administração do sistema de saúde – de modo a promover o bem estar das pessoas e da comunidade –, desempenhar adequadamente todas as tarefas atinentes à atenção integral à saúde, e, sobretudo, para valorizar a vida – com responsabilidade e compaixão –, pressuposto tácito da Medicina, entendida, plenamente, como ciência – e profissão – humana.

Portaria nº 302, de 15 de Abril de 2015 - Autorização de Funcionamento do Curso. 

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